Segurança pública no Carnaval 2013 conta com 7 mil servidores, informa SSP-AM

Amazonianarede – Agecom

Manaus – O sistema de Segurança Pública do Amazonas conta, neste período de Carnaval, com cerca de 7 mil servidores, entre policiais militares e civis, bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), para atuar durante as festividades em todas as zonas da cidades, cobrindo os eventos carnavalescos com maior público, incluindo bandas de rua, desfile das Escolas de Samba e o Carnaboi.

O planejamento já começou a ser implantado neste final de semana e segue até a quarta-feira de cinzas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), somente a Polícia Militar está destinando diretamente cerca de 4,5 mil policiais, em Manaus, do Batalhão Especial de Eventos, criado neste ano, especificamente para atender as festividades do período de Carnaval.

O novo batalhão é formado por policiais que atuam na área administrativa e alunos-oficiais, que estarão atuando nos eventos de rua, como as bandas de carnaval. No interior, a Polícia Militar também intensificará o policiamento, com reforço nos municípios de Tefé, Maués, Parintins e Presidente Figueiredo.

O secretário da SSP-AM, coronel PM Paulo Roberto Vital, explica que o policiamento ostensivo nas áreas de eventos será feito pelos policiais do Ronda no Bairro. “Neste ano, temos esse diferencial de toda a cidade estar coberta com o programa Ronda no Bairro, que estarão dando cobertura para os policiais do Batalhão de Eventos e zelando pela segurança de toda a população”, disse.

Ele ressalta que os eventos de rua seguem as regras da Portaria 06/2013 publicada pela SSP-AM, neste ano, que determina uma série de exigências para os organizadores de eventos. “Nosso trabalho é garantir a segurança das pessoas que estarão participando desses eventos. Mas é importante que as pessoas tenham a consciência de que segurança é responsabilidade de todos”, disse.

Vital informou, ainda, que cada evento terá um posto de comando, coordenado por um oficial da PM, local onde o cidadão deve procurar em caso de alguma ocorrência policial. “Tudo estará sendo monitorado pelo nosso Centro Integrado de Operações em Segurança, como acontece todos os anos. Nos principais pontos estratégicos da cidade também teremos o monitoramento das nossas câmeras de segurança”, disse.

Fiscalização de trânsito reforçada – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também atuará de forma ostensiva e preventiva nos festejos de Carnaval, ampliando as fiscalizações, principalmente os crimes de trânsito, como o cumprimento da Lei Seca, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas para os condutores de veículos automotores. Participam das ações, cerca de 300 fiscais de trânsito, equipes de guinchos, que reforçarão a fiscalização nas principais saídas da cidade (Rodovia AM-010 e AM-070).

Segundo a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo,o órgão também realiza ações educativas neste Carnaval 2013, para conscientizar a população sobre a importância das boas práticas no trânsito.

Mônica Melo informou que uma das principais orientações é para que os motoristas que irão aproveitar os festejos carnavalescos optem em pegar um taxi ou mesmo um transporte coletivo para irem se divertir. “Uma maneira segura também é escolher uma pessoa que não beba para conduzir o veículo e o grupo, tendo a consciência que as suas vidas estarão sendo preservadas”, disse.

Segurança no Sambódromo – Como acontece todos os anos, durante os desfiles das Escolas de Samba, todos os órgãos envolvidos na questão de organização e segurança do evento estarão concentrados no Centro de Controle instalado na área do Centro de Convenções do Amazonas (Sambódromo), tendo a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), colegiado da Secretaria de Segurança Pública (SSP). No local, a Polícia Militar vai manter um Centro de Triagem no Sambódromo para atender os casos registrados e encaminhá-los as delegacias. 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.