Segurança no trânsito: ruas de Manaus já contam com nova sinalização

Manaus recebeu no primeiro trimestre deste ano a renovação da sinalização de trânsito que está resultando em mais informação para os usuários das vias.

Além do trabalho já realizado, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), está revitalizando faixas, instalando novos semáforos e placas com o objetivo de promover mais fiscalização e segurança para pedestres e motoristas.

Desde o início do ano, três mil focos (verde, amarelo e vermelho) de semáforos dos principais corredores de tráfego foram substituídos por luzes de led. A nova iluminação proporciona mais segurança nas vias por ser visível e brilhante, além de resultar em manutenção de baixo custo.

Os semáforos do corredor do sistema BRS (Bus Rapid System) da Constantino Nery foram trocados por equipamentos com alarmes sonoros e acionados pelos pedestres. O fluxo de veículos é interrompido apenas quando o pedestre solicita a travessia, apertando um botão no equipamento.

Trezentas faixas de pedestres foram implantadas nos três primeiros meses deste ano. O Manaustrans priorizou avenidas recentemente recapeadas pela Prefeitura de Manaus e as ruas onde existem escolas. Atualmente, são mais de 1,5 mil travessias sinalizadas e mais seguras.

A sinalização vertical está reforçada ainda em toda a cidade com a instalação de 240 placas de advertência e de regulamentação. A avenida Autaz Mirim está com cerca de 80 placas de “Proibido estacionar” e, recentemente, o Manaustrans reinstalou mais 12 que foram retiradas sem a autorização da prefeitura.

As aproximações dos cruzamentos com semáforos das zonas Norte, Centro-Sul e Centro-Oeste de Manaus estão com novas placas de advertência. A sinalização avisa aos usuários sobre condições potencialmente perigosas na via e funciona como alerta para evitar acidentes.

Uma das novidades da sinalização horizontal lançada pela Prefeitura de Manaus neste primeiro trimestre é a implantação de linhas ‘zebradas’ nos cruzamentos. As faixas amarelas servem para alertar condutores a não pararem seus veículos em área de intersecção de vias.

A nova sinalização já pode ser vista nos cruzamentos das avenidas Álvaro Maia, Constantino Nery, Getúlio Vargas e Joaquim Nabuco. Nos próximos meses as linhas amarelas vão estar nas esquinas das avenidas Djalma Batista, Pedro Teixeira, André Araújo, Noel Nutels, Camapuã, Torquato Tapajós e Alameda Cosme Ferreira.

Os principais corredores de tráfego também estão com sinalização horizontal renovada com o objetivo de reforçar a organização do fluxo de veículos e pedestres. No asfalto, a prefeitura está utilizando tinta termoplástica que proporciona mais durabilidade para implantar linhas tracejadas, seccionadas e linhas de bordo.

A sinalização horizontal recentemente implantada pode ser vista nas avenidas Autaz Mirim, Umberto Calderaro (antiga Paraíba), Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), Constantino Nery, Brasil e Boulevard Álvaro Maia. O trabalho será feito ainda nas avenidas Torquato Tapajós, Noel Nutels, Max Teixeira, Ipase, São Jorge (entre Pedro Teixeira e Jacira Reis), Compensa (entre av. Brasil e São Jorge).

Fotos: Marinho Ramos

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.