Segurança no Boi Manaus é testada para a Copa do Mundo de 2014

(Foto: Semcom)

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) registrou, na sexta-feira (25/10), primeiro dia do Boi Manaus, 75 detenções para evitar desordem, e quatro prisões, sendo uma por porte de arma branca, uma por tráfico de drogas e duas por desordem.

A instalação do CICC dentro do Sambódromo faz parte do Plano Integrado de Segurança para o Boi Manaus 2013 montado pela Comissão Estadual de Segurança Pública para Grandes Eventos (Csige) e é um evento-teste para os órgãos de Segurança, com vistas à realização da Copa do Mundo da FIFA no próximo ano em Manaus.

A operação conta com mais de 1,3 mil servidores, sendo 550 homens das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, interdição de ruas nos perímetros de Segurança e monitoramento por câmeras de segurança dentro do Sambódromo.

O coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública para Grandes Eventos (Csige), coronel Dan Câmara, avaliou de forma positiva o primeiro dia de trabalhos. “Nós detectamos alguns atrasos na montagem de estrutura e integração das ações entre os órgãos que já puderam ser corrigidos. É desta forma que estamos trabalhando, detectando as falhas para melhorar a segurança para a população nos grandes eventos”, afirmou.

Um Centro de Comando e Controle Regional (CICC-R) foi montado no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Toda a estrutura do Ciops, inclusive os atendimentos pelo 190, 193 e Central de Monitoramento, está de prontidão para qualquer eventualidade.

O Centro de Comando e Controle Local (CICC-L) foi instalado no Sambódromo e conta com representantes de todos os órgãos integrantes da festa. Na sala operacional funciona uma Central de Monitoramento de sete câmeras que instaladas em vários pontos do Sambódromo. Mais 12 câmeras funcionam dentro da área do perímetro de interesse da Segurança Pública.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.