Segunda etapa da vacinação contra aftosa deve imunizar 600 mil rezes

(Amazonianarede – Sepror)

A Secretaria de Produção Rural anunciou que a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa no Amazonas, espera vacinal cerca de 600 mil cabeças de gado na campanha em andamento e que tem encerramento programado para o dia 15 de setembro.

Nesta segunda etapa, as ações são intensificadas nos 41 municípios das calhas do Solimões e Rio Amazonas.

O prazo para o produtor notificar a vacinação efetuada junto aos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (ADAF) vai até o dia 30 de setembro, sob pena de ser multado, de acordo com a legislação em vigor.

A Sepror, por meio do Governo do Amazonas, subsidia a vacina contra a aftosa. O valor comercial da dose é de R$ 1,54, pago pela Sepror. Nesta segunda etapa foram investidos R$1.079.540,00.

Nos meses de março e abril foi realizada a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa. Mais de 500 mil cabeças de gados foram vacinadas. Em novembro, outros 21 municípios da Região dos Rios Juruá, Purus, Madeira e Negro serão contemplados com a segunda etapa da campanha de vacinação.

Áreas livres

Segundo informou a Sepror, o estado do Amazonas está prestes a conquistar nacionalmente o status de médio risco para febre aftosa junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

No dia 18, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, anunciou, em Paragominas (PA), que mais oito estados brasileiros serão reconhecidos nacionalmente como zona livre de febre aftosa com vacinação: Alagoas, Ceará, Maranhão, norte do Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.