Amazonas – Os secretários de saúde dos estados da Amazônia Legal estarão reunidos em Manaus, estão reunidos em Manaus discutir estratégias que possam ser adotadas conjuntamente, para otimizar os serviços oferecidos e ampliar o alcance do atendimento.
Dentre elas, o uso da Telemedicina em forma de consórcio. O assunto será apresentado pelo secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza.
O Amazonas é referência no tema, por causa dos resultados do programa que executa e pelas características geográficas que possui.
Consórcio
Na pauta das discussões, estará, mais uma vez, a formação do consórcio interestadual para compra de medicamentos e insumos, na expectativa de que o modelo seja formatado e comece a funcionar, reduzindo os custos nessa área.
A formação de consórcio também será discutida para compra de insumos para os Serviços de Terapia Renal Substitutiva (TRS). Outro tema em pauta são os transplantes de órgãos.
Além dos secretários de saúde, também participarão do evento as assessoras do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Lourdes Lemos e Ana Paula Soter.
Esta é a terceira reunião que os secretários da Amazônia Legal realizam, duas delas em Manaus.
A primeira foi em outubro do ano passado, por iniciativa do secretário do Amazonas, Pedro Elias de Souza, marcando o início da formação do grupo de discussão em torno dos problemas relacionados à região. Em janeiro, um novo encontro foi realizado em Belém.
Programação:
9h – Abertura da III Reunião das Secretarias de Saúde dos Estados da Amazônia Legal.
Em seguida, até às 11h – Consórcio: aspectos legais, gestão e logística – Apresentação: Lourdes Lemos, Conass
11h – 12h – Consórcio Telemedicina – Pedro Elias, secretário do Amazonas.
13h30 – 15h – Serviços de Terapia Renal Substitutiva (TRS) – Marcos Mustafir, do Tocantins.
15h – 16h30 – Transplantes de Órgãos – Vitor Manuel Mateus, do Pará.
16h30 – 17h – Encaminhamentos e definição de estratégias – Luís Eduardo Maiorquin,de Rondônia.
Amazonianrede