O policiamento ostensivo em Manaus será reforçado por policiais do Ronda no Bairro, nesta segunda-feira, 23 de junho, nas principais ruas da capital onde estão sendo organizados eventos para o jogo do Brasil, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).Além das áreas de Fan Fast, na Ponta Negra, e Avenida Itaúba, na zona Leste, a Rua 3, no Bairro Alvorada, zona centro-oeste, e a Rua Santa Isabel, na Praça 14, zona Sul, recebem reforço de policiais militares.
Nessas duas localidades, a expectativa é receber um público estimado em 35 mil pessoas, de acordo com o levantamento das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), que atendem a área. Segundo o comandante da 1ª Companhia Interativa Comunitária (1ª Cicom), major Juan Pablo Morrilas, na Rua Santa Isabel, a estimativa é até o final do jogo, principalmente após o término, ter o público de até 25 mil pessoas.
Ele destacou que o clima é de festa e o evento tem ocorrido sem registro de ocorrências graves. “A maior concentração de pessoas ocorre geralmente após o jogo do Brasil, vindas principalmente do Centro da cidade. Durante todo o evento, o policiamento é reforçado no local”, disse Morrilhas.
A Rua 3 do bairro Alvorada, o comandante da 10ªCicom, major Charles Seixas, deve receber nesta segunda-feira, durante o jogo do Brasil, um público de 10 mil pessoas. “O policiamento é montado desde o início do evento e segue até o final. Até o momento não registramos nenhuma ocorrência durante a festa. O que percebemos é que as pessoas estão aqui em um clima de paz para torcer pela seleção”, disse o major.
Ele destaca que na área da 10ª Cicom também há outros pontos de concentração de pessoas durante os jogos, como na Rua 8 do bairro Alvorada, e na Praça do Dom Pedro. “Além desses pontos, se for percebido alguma outra demanda, enviamos reforço no policiamento”, disse.
Na área da 2ª Cicom, as duas grandes festas realizadas pelos moradores recebem reforço do policiamento do Ronda no Bairro, de acordo com o comandante da área, major Leandro Benevides. Ele informa que na Orla do Amarelino, no bairro Educandos, e na Rua São Pedro no Morro da Liberdade, o público estimado é de 7 mil pessoas.
Segundo o secretário-executivo do Programa Ronda no Bairro da SSP-AM, coronel Raimundo Rooselvet, as 30 Companhias Interativas Comunitárias do Ronda no Bairro acompanham as demandas para o policiamento, sendo que a maioria já foi feita previamente pelos organizadores. “As companhias que já atendem as áreas de Fan Fast como na Avenida Itaúba e a Ponta Negra, também tem um esquema especial e reforçado para o policiamento nessas localidades”, disse o coronel.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, destaca que o reforço no policiamento nos bairros, por meio do Programa Ronda no Bairro, faz parte do Plano Geral Integrado de Operações de Segurança para a Copa do Mundo em Manaus. “Além do plano para os eventos da Copa, também estamos executando o plano que garante a segurança da cidade que tem sua rotina alterada em razão de todos os eventos que estão sendo realizados”, disse.
Ele destaca que além dos telefones das viaturas, em caso de emergência, a população deve ligar para o 190. “ O nosso Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) está com estrutura reforçada para atender a população”, disse Vital.
Fonte: Ascom