Manaus – Quatro jogos serão realizados hoje pela 5ª e última, a rodada do campeonato amazonense de futebol profissional. Os jogos de hoje, a partir das 15h, definem os três últimos semifinalistas e a briga isolada do Holanda contra o rebaixamento à Série B do Estadual. Com exceção do Fast, já eliminado, os outros sete clubes que entram em campo hoje na capital e interior brigam por alguma meta na competição.
Líderes dos Grupos A e B, respectivamente, Princesa do Solimões e Nacional devem fazer o confronto mais equilibrado neste sábado, no Estádio Roberto Simonsen (Sesi), em Manaus, no primeiro reencontro dos adversários desde a grande decisão do Estadual do ano passado.
Único time a se classificar com uma rodada de antecedência às semifinais do returno, o Tubarão está com 100% de aproveitamento na fase e, mesmo que perca a invencibilidade, para o Leão da Vila não pode ser ultrapassado por ninguém na ponta da chave, mantendo a vantagem de jogar por dois resultados iguais e o mando de campo no jogo de volta da semifinal.
Apesar da situação confortável, a ordem no Princesa é manter o embalo ganho desde a conquista do primeiro turno de olho numa briga pelo título antecipado do Estadual. No Nacional, o técnico Sinomar Naves segue invicto no comando do Leão, com duas vitórias e um empate, e depende apenas de mais um empate para confirmar a vaga nas semifinais.
Na última quarta-feira, a equipe do Naça despachou o São Luiz-RS, pela Copa do Brasil, com uma vitória por 2 a 1 na Arena da Amazônia, assegurou um confronto com o Corinthians, em Manaus. A atuação parece ter agrado Naves, que escalará praticamente o mesmo time, inclusive o desencantado meia Chapinha, autor dos dois gols sobre o time gaúcho.
As únicas dúvidas do treinador são se coloca Pedrão ou Luan no lugar do zagueiro Rodrigão, suspenso, e se troca o volante Negretti por Ramon e o atacante Fabiano por Felipe Capixaba.
Decisivas
Pelos outros jogos deste sábado, dois clubes de cada grupo ainda têm chances de classificação às semifinais do returno. Pelo Grupo A, os concorrentes são Manaus FC e Iranduba e pelo Grupo B, Nacional Borbense e Penarol.
Em Itacoatiara, o Leão Azul da Velha Serpa, além de precisar fazer o dever de casa diante do Manaus, vice-líder do Grupo A e que joga por uma vitória simples para avançar, terá que torcer por um tropeço do concorrente direto Nacional Borbense, segundo colocado do Grupo B. Com a obrigação de vencer, o Naça do interior pega o Fast, dentro do campo da Ulbra, em Manaus. Mesmo eliminado, o Tricolor quer se despedir do Estadual com uma vitória após sete partidas sem triunfar.
Em casa, um Holanda com grande risco de sofrer descenso à Segundinha recebe o Iranduba, que, a exemplo do Laranja, não depende das próprias pernas. No caso do Verdão, é necessário derrotar o anfitrião em Rio Preto da Eva e rezar para o Manaus FC não vencer para chegar à semi. Já o Holanda tem a missão de ganhar por dois gols de diferença e torcer para que o clássico Galo-Preto, no domingo, entre os outros candidatos ao rebaixamento (São Raimundo e Sul América), termine empatado para se livrar, pelo saldo de gols, da degola.
Fonte: D24AM