Rio comemora 450 anos com muitas festas e bolo de 450m

A Cidade Maravilhosa (RJ), comemora 450 anos
A Cidade Maravilhosa (RJ), comemora 450 anos
A Cidade Maravilhosa (RJ), comemora 450 anos

Rio – É pelas mãos de um chef genuinamente carioca que a principal atração do aniversário de 450 anos do Rio foi feita por Adelmo de Oliveira, de 36 anos, e sua equipe de 30 profissionais preparam desde ontem o bolo de 8 toneladas em uma das confeitarias mais tradicionais da cidade, a Manon. A delícia, que será servida amanhã, às 10h, para 8 mil pessoas no Largo da Carioca, entrará para o livro dos recordes como o maior bolo do Rio, com seus 450 metros de extensão.

Numa cozinha com sete fornos ligados a 140 graus, Adelmo coordenou seus cozinheiros e também coloca a mão na massa, para que, até amanhã, 800 tabuleiros de bolo estejam prontos. Esta fase, que começou às 14h de quinta-feira, é considerada a mais difícil pelo chef.

“Temos um tempo muito curto para dar conta de tudo. Nada pode dar errado. O trabalho foi direto, até na madrugada, para entregar tudo na festa”, contou Adelmo, que vai confeitar os bolos horas antes de servir. “Levamos tudo num caminhão e confeitamos lá mesmo. É uma aventura”, completou.

Para fazer 800 tabuleiros, o chef Adelmo de Oliveira usou 2.100 quilos de açúcar, 30 mil ovos, 2.500 quilos de farinha de trigo e mil litros de leite

A Confeitaria Manon é a terceira mais antiga do Rio, com 73 anos. Em sua história, foi autora de dois bolos para cidade. Um foi montado para os 100 anos da Avenida Rio Branco, em 2005, e outro para os 440 anos do Rio. Mas nenhum deles chegou aos pés do que está sendo preparado desta vez.

“É um desafio enorme para nós, mas ao mesmo tempo, nos dá orgulho de saber que vamos fazer parte deste momento tão especial”, declarou o sócio da Manon, Eduardo Pazo. Amanhã, ele aguarda a presença de representantes do Guinness para registrar a iguaria.

Recheio com doce de leite

O bolo dos 450 anos do Rio é daqueles bem caseiros, com recheio de doce de leite e cobertura com chantilly. Mas nos ingredientes, a quantidade é que chama atenção. Para fazer os 8 mil pedaços, foram usados 2.100 quilos de açúcar, 30 mil ovos, 2.500 quilos de farinha de trigo, mil litros de leite e 50 quilos de fermento.

As belas e mundialmente conhecidas praias da cidade
As belas e mundialmente conhecidas praias da cidade

A mistura dos ingredientes, numa batedeira de concreto, leva menos de 10 minutos e enche aproximadamente três tabuleiros. Cada fornada produz 34 bolos por hora. “É uma super produção”, apontou o chef Adelmo.

No Largo da Carioca, a iguaria ficará exposta em formato de ‘U’. Para dar tudo certo na hora da montagem, até uma planta baixa foi desenhada e apresentada pelo prefeito na semana passada.

Na cerimônia domingo, o primeiro pedaço será cortado por Eduardo Paes, Pelé e Marília Pêra.

Amazonianarede-O Dia

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.