Representantes de polo tecnológico italiano visitam incubadora do Inpa

Amazonianarede – INPA – Fernanda Farias

Manaus – Para dar continuidade ao projeto “Ações para o Desenvolvimento de Sistemas Empresariais de Gestão e Inovação Tecnológica em Incubadora de Empresas do Estado do Amazonas”, promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Am) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), uma comitiva do Pólo Tecnológico de Navarro, localizado na Itália, visitará o Inpa nesta quinta-feira (21) para reunião com empresários da incubadora do Instituto e coordenadores da Suframa e Sebrae.

O projeto é coordenado pela Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi). A proposta da visita é verificar os avanços que incubadoras amazonenses obtiveram até agora em sua estrutura, como o plano de marketing. “O objetivo da visita aqui no Inpa será mostrar a estrutura da nossa incubadora, sua equipe e as empresas incubadas. Tudo isso para preparar um futuro intercâmbio e mobilidade no mercado da Europa”, explica a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação (CETI/Inpa), Rosângela Bentes.

Para o diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, o mais importante nessa visita é a troca de conhecimento.“Temos muita experiência na área de produtos naturais, então será uma integração muito importante. Vamos poder trocar informações sobre gestão inserindo a natureza em produtos para a população usufruir”, disse.

Projeto

Em 2009 o pólo industrial de Navacchio veio a Manaus para conhecer a estrutura das instituições e das incubadoras.“Tiveram várias fases nesse processo, um deles foi a participação dos gestores das incubadoras no curso de capacitação, com visitas técnicas, no pólo industrial de Navacchio, na Itália. Uma turma foi em 2010 e outra turma em dezembro de 2012”, explanou Bentes.

O Projeto, iniciado em 2010, entre Suframa e Sebrae, foi desenvolvido para fortalecer e desenvolver o setor econômico e produtivo dessas empresas de Manaus, em particular das que tem forte componente tecnológico e de inovação.

Segundo Bentes, o Inpa busca alcançar a mesma qualidade de trabalho produzida pelos grupos que trabalham desde 2010, mas com o foco no que é trabalhado pelo Instituto. “Nós, que fomos agora em dezembro, estamos nos esforçando ao máximo para alcançar o ritmo do pessoal que foi em 2010, se levarmos em conta o foco das nossas incubadoras que é diferente das demais, que é em biotecnologia, empresas com o foco no meio ambiente, estamos muito bem”, completou.

Programação

Durante a tarde desta quinta-feira (21), representantes do Inpa e da comitiva se reunião para debater os pontos principais do projeto.

Confira a programação completa, a partir das 15h: Breve reunião com objetivo de receber a comitiva do pólo e os coordenadores do projeto (Suframa e Sebrae) com a direção do Inpa, visando apresentar todos e o projeto em andamento; Visitação a futuras instalações no novo prédio da CETI, onde fica a incubadora (Inpa Campus I); Reunião no prédio da diretoria com o especialista de Mercado do Pólo Tecnológico, Paulo Alderigi, com cada empresário que estão incubados no Inpa; e reunião na sala da CETI para conhecer o processo de incubação, plano de comunicação e monitoramento, para encerrar o encontro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.