Reforma administrativa beneficia amigos de Bi

Bi Garcia, prefeito de Parintins

Parintins, AM – prefeito Frank Bi Garcia (PSDB), pelo que tudo indica, ultimamente tem se apropriado muito da retórica para vender a ideia de que os problemas deixados no âmbito administrativo do município, nos últimos quatro anos, seriam resolvidos num passe de mágica.

Angústia da população

Entretanto, ao invés de ‘surfar’ com as iniciativas de limpeza da cidade, deixa a desejar quanto a um dos pontos que mais angustia a população: a escuridão na cidade e os buracos de todas as espessuras que crescem a cada dia.

Sem crise

Como sempre propagou que iria resolver tudo de imediato, para quem ouviu a oratória do prefeito, ele deixava a entender que até mesmo a mais severa crise financeira não seria suficiente para brecar os trabalhos de sua gestão.

Contenção de despesas

Em várias entrevistas nos veículos de comunicação da cidade, Bi Garcia sempre foi enfático que iria reduzir algumas secretarias e fundir outras por uma medida de contenção de despesas. Mas, não foi o que se viu passado os primeiros 40 dias do governo tucano parintinense.

Novas pastas

De acordo com a Lei aprovada pela Câmara Municipal de Parintins, no fim de janeiro, o prefeito Bi Garcia modificou a lei municipal nº 580/2013-PGMP e desmembrou a Secretaria Municipal de Planejamento e Administração (Seplad), passando a existir a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) e a Secretaria Municipal de Administração (Semd). Portanto, abrindo vagas para mais um secretário, subsecretário, assessores administrativos, assessores técnicos, entre outros cargos.Desmembramento

No mesmo projeto, Bi Garcia recebeu o sim dos vereadores para o desmembramento da Secretaria Municipal de Educação, Juventude, Esporte e Lazer (Semed), passando a existir a secretaria Municipal de Educação e outra secretaria para Juventude, Esporte e Lazer (Semjuv).

Uma em três

Na mesma pegada, o governo de Bi Garcia desmembrou Cultura, Turismo e Meio Ambiente. Agora ao invés de ser apenas uma pasta comandada por um único secretário, são três secretarias e mais cargos de subsecretário, assessores administrativos e assessores técnicos.

Lugar ao sol

Com o grande número de aliados de campanha eleitoral e amigos de Bi Garcia, cobrando um lugar ao sol no ninho tucano, o jeito foi ampliar a oferta de cargos nos primeiro, segundo e terceiro escalão. Ou seja: acertou no varejo e errou no atacado. Um dos mais prestigiados com as novas secretarias foi o cientista político Gilvandro Gonçalves.

Ego

Gil insistiu tanto que Bi Garcia resolveu criar a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) para inflar seu ego. É que na qualidade de coordenador de comunicação, como constava no organograma administrativo da Prefeitura, Gil tinha um salário irrisório e uma patente funcional menor.

Mais cargos

Para resolver o problema foi instituída a Secom de Parintins, onde de quebra, Bi Garcia expandiu na pasta os cargos a serem indicados por Gil Gonçalves. Na nova formatação existem os cargos de subsecretário de comunicação, assessor de administração, assessor técnico, coordenador de marketing, coordenador de mídias sociais e internet, coordenador de imprensa e divulgação. Com tantos cargos novos a produtividade deve aumentar.

Estado de emergência

Com tantos novos cargos de confiança criados por Bi Garcia, a crise passou longe e a população não sabe ao certo o que foi feito de ação, contratação e compra de serviço previsto no Decreto de Estado de Emergência financeira e administrativa, publicado no início do ano, devido o colapso administrativo e financeiro que a Prefeitura de Parintins foi deixada pelo ex-prefeito Alexandre da Carbrás (PSD).

Amaznainarde-Reporter Parintins

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.