Recadastramento do passe livre na SMTU tem milhares de retardatários

Recadastramento do passe livre
Recadastramento do passe livre
Recadastramento do passe livre

Manaus – O recadastramento do passei livre de pessoas com deficiência e doenças crônicas continua sendo realizado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Até o momento 1.345 não compareceram para o processo de atualização cadastral, o que equivale a 26% do esperado.

Desde o começo do recadastramento do passe livre, no dia 21 de setembro, 5.091 usuários agendaram o recadastro do benefício, que dá direito a gratuidade no acesso aos ônibus do transporte coletivo. A Prefeitura de Manaus orienta os usuários que possuem o benefício a não deixarem para fazer o recadastro tardiamente, pois poderão passar por dificuldades no atendimento.

A chefe da Divisão de Atendimento Social da SMTU, Arlene Menezes, explica que este número de faltosos, além do baixo número de agendamentos registrados pode trazer dificuldades aos usuários posteriormente. “Pedimos aos beneficiários que procurem fazer o agendamento o quanto antes e evitem faltar no dia marcado.

O sistema de agendamento via Internet foi adotado justamente para proporcionar um atendimento mais rápido na SMTU. Mas se todos deixarem pra última hora, isso vai dificultar esse atendimento e não queremos isso”, disse Menezes.

Quem não compareceu no dia agendado precisa cancelar o agendamento anterior e marcar um novo dia para o recadastro. Todo o processo de agendamento e cancelamento é feito pela Internet através do site http://agendamentopne.manaus.am.gov.br. Atualmente, a SMTU possui mais de 30 mil cadastros ativos para o benefício do Passe Livre para pessoas com deficiência e/ou doenças crônicas. O agendamento do recadastro começou no dia 21 de agosto pela Internet.

Ao fazer recadastramento, os beneficiários além da atualização dos dados junto a SMTU, receberão gratuitamente um novo cartão em substituição ao atual. O prazo de recadastro vai até o dia 31 de março de 2016. Após esta data, os usuários que não se recadastraram terão os cartões bloqueados.

Arlene Menezes ressalta ainda que todos os beneficiários precisam se recadastrar, mesmo que o cartão que possuam esteja dentro da validade visto que novos cartões serão utilizados. ”No momento do recadastro, são entregues cartões novos que possuem modelo diferente do utilizado atualmente. Após o processo de recadastro, os cartões antigos não serão mais aceitos nos coletivos. Por isso, é importante os usuários fazerem o agendamento”, explicou. Para quem tiver dúvidas ou queira mais informações sobre o agendamento, estão disponíveis os telefones 3632-2784, 3632-2385 e 3632-2755.

Como se recadastrar

O primeiro passo é o usuário agendar a data do seu recadastro, por meio do endereço eletrônicohttp://agendamentopne.manaus.am.gov.br. No site, o usuário vai informar o CPF e confirmar. Em seguida, as informações de data e horário serão visualizadas na tela. Estarão disponíveis datas até o dia 31 de março de 2016. Após a escolha da data e horário, o solicitante deverá efetivar a confirmação das informações. É importante imprimir ou anotar a data e horário agendados para a realização do recadastro na sede da SMTU, localizada na rua Barão de Indaiá, 330, Flores.

O agendamento está sendo feito exclusivamente pela Internet. Para quem não tem Internet em casa, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou os telecentros de 179 escolas municipais para a realização do agendamento. O acesso à Internet nos telecentros será gratuito.

Os horários de atendimento nos telecentros são de segunda a sexta-feira, de 10h às 11h e das 16h até às 17h, para que não conflite com a utilização do espaço por parte dos estudantes das unidades de ensino. A única exceção será no telecentro do Complexo Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo, na avenida Maceió, zona Centro-Sul, que ficará aberto de 8h às 17h.

Amazonianarede

 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.