RDS do Tupé tem oficina de decoupagem

Oficina decoupagm da Reserva do Tupé
Oficina decoupagm da Reserva do Tupé
Oficina decoupagm da Reserva do Tupé

Manaus, AM – Serão expostos e colocados à venda neste sábado, 29, durante a comemoração de aniversário de dez anos de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé os materiais produzidos na oficina de decoupagem promovida pela Prefeitura de Manaus, na quinta-feira, 27, na comunidade São João do Tupé.

A técnica de revestimento permite o reaproveitamento de garrafas de vidro utilizando papel jornal e revistas para a confecção de peças decorativas. A oficina foi dividida em duas turmas, com um total de 26 participantes de diferentes comunidades inscritos. O trabalho faz parte do Programa Uniambiente, desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas.

Na oficina, o material utilizado para a confecção das peças foi resultado do armazenamento de garrafas de vidro e revistas, feito pela própria comunidade. “Eles gostaram muito da oficina, aprenderam rápido e atuarão nas suas comunidades como multiplicadores da técnica que é muito simples e pode ajudar na geração de renda para as famílias”, explica a pedagoga Francisca de Jesus Godinho, técnica em Educação Ambiental da Semmas e responsável pela oficina.

A intenção é estimular os comunitários a realizarem a coleta seletiva e fazerem a separação de resíduos como o vidro.  O diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, diz que a intenção das oficinas é estimular os moradores das comunidades a fazerem o reaproveitamento de resíduos e a partir deles conseguirem lucro a partir de uma atitude sustentável.

No mês de julho, duas outras oficinas, desta vez de culinária, foram oferecidas para os comunitários da RDS, por iniciativa da Associação dos Amigos dos Morcegos e a Associação de Moradores da Comunidade São João. Uma de fabricação de pães e a outra de culinária oriental, preparatórias para o 11º Festival de Morcegos, que acontecerá na comunidade São João, nos dias 29 e 30, comemorando também os dez anos da RDS.

Amaznianarede-Semcom

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.