Quatro projetos da UEA em destaque na reunião anual da SBPC em Recife

Representantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estarão em Recife, no período de 22 a 26 de julho, para apresentação de projetos e pesquisas durante a realização da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Aproximadamente cem pessoas, entre expositores, alunos e professores da UEA participam do maior evento científico do país.

Durante cinco dias, no estande do Governo do Amazonas, serão apresentados os projetos Telessaúde, Prospecção de Cepas Fúngicas, Coleção de frutos regionais e parte das atividades desenvolvidas no laboratório de Proteômica e Genômica.

Por meio dos projetos vinculados ao Telessaúde, a UEA mostrará aos participantes da SBPC como é possível facilitar o atendimento de pacientes e o trabalho clínico na atenção primária através de videoconferências, evitando deslocamentos desnecessários do paciente e qualificando os diagnósticos.

A UEA também apresentará a possibilidade de produção de biocombustíveis no Amazonas por meio do projeto ‘Prospecção de cepas fúngicas amazônicas para aproveitamento de subprodutos da cadeia produtiva de biodiesel visando compostagem e produção de biocombustível de segunda geração’.

Já o projeto Coleção de frutos regionais levará para Recife parte do acervo do Centro de Estudos Superiores da UEA, em Parintins. Os frutos são conservados para estudos e pesquisa com o objetivo de levar informações à comunidade sobre o reaproveitamento, cultivo e a preservação do tucumã, castanha, pupunha, entre outros.

No estande do Governo do Amazonas também serão mostrados os principais projetos desenvolvidos no laboratório de Proteômica e Genômica da UEA, que atua no desenvolvimento de pesquisas nos campos da genética animal e humana. Os expositores explicarão sobre o uso de marcadores moleculares para teste de paternidade, os estudos das bases moleculares de doenças genéticas e sobre as técnicas de utilização de marcadores microssatélites.

Para o reitor da UEA, professor Cleinaldo de Almeida Costa, o evento é uma grande vitrine não só para expor parte dos projetos e pesquisas desenvolvidos na Universidade, mas também para apresentar o potencial científico e tecnológico do Amazonas e da Região Norte como um todo.

Participação de alunos

A Sessão de Pôsteres da Reunião Anual da SBPC conta com 77 trabalhos inscritos por alunos e professores da Universidade do Estado do Amazonas, 31 a mais em relação ao ano de 2012. Do total de trabalhos inscritos para a 65ª edição do evento, 40 são oriundos de Núcleos ou Centros da UEA no interior do estado.

Com o objetivo de motivar os alunos à participação em eventos científicos, a reitoria da UEA custeia as passagens aéreas de 35 alunos, destes 26 são de municípios do interior do Amazonas.

Outros trabalhos na SBPC

A Fundação Nokia de Ensino (FNE) vai apresentar o “Monitoramento Eletrônico de Vagas de Estacionamento para Deficientes – Meved”. Já a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai expor dois projetos: o primeiro, é o “Papaína a Enzima do Mamão e suas Propriedades Farmacológicas sendo utilizada em forma de Pomada na Cicatrização de Queimaduras” e, o segundo, é o “Exame Supletivo Eletrônico – Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA)”.

Programação

A 65ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), terá como tema central “Ciência para o novo Brasil”. No total, sua programação terá mais de 260 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, autoridades governamentais e gestores do sistema estadual e nacional de C&T. Haverá 82 conferências, 87 mesas-redondas, 60 minicursos, 16 encontros, nove sessões especiais, seis simpósios e seis assembleias.

(Agência CT&I Amazonas, por Lívya Braga) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.