Projetos apresentados em Feria de Ciências serão premiados

Presença dos pais e crianças motivadas
Presença dos pais e crianças motivadas

Manaus – Os melhores projetos apresentados por estudantes durante a II Feria de Ciências, Tecnologia, e Educação Ambiental serão premiados. Promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a primeira etapa da competição será encerrada no mês de agosto. Com o tema “Oportunizando a Alfabetização Científica na Rede Municipal de Ensino de Manaus”, a feira é dividida em três etapas.

De acordo com André Oliveira Soledade, assessor pedagógico da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), setor da Semed responsável pela organização do evento, a primeira etapa da Feira de Ciências ocorre nas escolas, a segunda etapa é nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) e a terceira etapa, a final vai ser no dia 14 de outubro.

“São três etapas da Feira, a etapa das escolas, da DDZ, com todas as escolas selecionadas pelos avaliadores, e a grande final, que será no dia 14 de outubro. Serão premiados os três primeiros colocados em cada categoria, Educação Indígena, Ambiental, 1º ao 5º ano, 6º ao 9º ano e, também, a Educação de Jovens e Adultos. O objetivo é não deixar nenhuma escola de fora, atender as aproximadamente 500 escolas e cerca de 250 mil alunos da rede municipal de ensino”, relatou.

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Professora Raimunda Nonata Soares de Deus, no bairro Tancredo Neves, Zona Leste, apresentarem seus projetos. Os alunos da Educação infantil participaram da Feira de Ciências realizando a apresentação de abertura. A apresentação dos projetos ficou por conta dos alunos do 1º ao 4º ano.

O conteúdo abordado pela Feira de Ciências é trabalhado na sala de aula destacou a gestora da unidade, Graça Lima. “Em 2013 ficamos em primeiro lugar da 1ª etapa, esse ano esperamos passar mais uma vez. Foi trabalhado o tema na sala de aula com as crianças e elas produzem os materiais para a feira. Com isso há um trabalho interdisciplinar, o professor faz a conexão entre as disciplinas dando nota para Arte, Ciências, entre outras”, informou.

A gestora destacou, ainda, a participação dos pais dos alunos como incentivadores para a criação dos projetos. Wanderlei da Silva, pai do aluno Lucas Matos, 9, informou que sempre que pode está acompanhando o trabalho do filho.

“Isso é muito importante, a presença dos pais, pois a criança se sente motivada. Em casa quando o Lucas vê alguma coisa errada ele alerta que pode prejudicar o meio ambiente, isso acaba nos motivando também”, relatou.

O aluno Lucas Matos, 9, do 4º ano, informou que durante a realização do projeto aprendeu a preservar mais o meio ambiente.
“Aprendi a importância da reciclagem, que é muito boa para o meio ambiente, diminui a poluição, além de preservar o meio ambiente gera muita riqueza para o futuro do mundo. Aprendi, também, que os materiais mais recicláveis são o vidro, o alumínio e o plástico”, disse.

Segundo Sangela Maria Santana, avaliadora da DDZ Leste 2, são avaliados oitos aspectos, entre conhecimento científico, relevância social, participação dos componentes da equipe, aspecto visual do trabalho, até a organização geral. Ainda de acordo com a avaliadora, são selecionadas 16 escolas, sendo duas por segmento, para passarem para a 2º etapa, que começa em setembro.

Texto e Foto: João Pedro Figueiredo

 

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