Programas de desenvolvimento para o interior serão uma das prioridades da Fapeam

A afirmação é do novo diretor-presidente da Fapeam, Edson Barcelos, que assumiu a direção da instituição no mês de fevereiro.

A previsão é lançar programas que fomentem a CT&I no Estado, mas que também  tenham foco no desenvolvimento do Interior do Amazonas

 Manaus, AM – Projetos que tenham foco no aproveitamento, desenvolvimento e fortalecimento das potencialidades dos municípios do interior do Amazonas serão uma das prioridades da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A afirmação é do novo diretor-presidente da Fapeam, Edson Barcelos, que assumiu a direção da instituição no mês de fevereiro.

Segundo Barcelos, a ideia é trabalhar com programas, estrategicamente criados, voltados para o desenvolvimento dos municípios do Amazonas. O incentivo é para alavancar a economia do Estado por meio do uso da tecnologia, para a geração de emprego e renda à população no interior do Estado.

Para o diretor-presidente da Fapeam só é possível promover o desenvolvimento  da Amazônia, pelo  uso sustentável da biodiversidade por meio da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Segundo ele, nesse processo, a Fapeam tem um papel fundamental no fortalecimento do cenário científico no Amazonas, sendo capaz, inclusive, de  conduzir  o fluxo de capacidade  de pesquisa para os assuntos de interesse do Estado, por meio do direcionamento da geração de conhecimento, tecnologia, bens e serviços que podem ser apropriados e aplicados no interior  com o objetivo de melhorar a vida do caboclo e reduzir os desequilíbrios internos.

“Vamos olhar para o interior do Estado, selecionando tudo o que foi feito na área da pesquisa com o apoio da Fapeam, que seja possível transformar em bens, serviços, produtos ou processos e acelerar a transferência de tecnologia.

Gerar emprego e rend

A ideia é pegar tudo isso e oferecer aos nossos prefeitos, ribeirinhos e empreendedores locais para que se possa gerar empregos e renda. Dessa forma acreditamos poder  influenciar, melhorar e mudar a vida da população. Essa foi uma das recomendações do governador do Amazonas, Amazonino Mendes”, contou.

Engenheiro agrônomo e doutor em Melhoramento Genético, Barcelos disse que com o lançamento de editais específicos pela Fapeam para atender a demanda do interior do Estado, os pesquisadores poderão direcionar a pesquisa e assim trazer resultados em curto prazo que beneficiem, diretamente, a população amazonense.

“Estamos perdendo um mercado fantástico. Por exemplo, a natureza nos deu uma grande riqueza de açaí no interior do Estado, mas hoje temos em torno de 15 indústrias de açaí no Amazonas. Esse número poderia ser maior. Por isso, uma alternativa é direcionar alguns editais da Fapeam para transformar o conhecimento das instituições em atividades, bens e processos para serem desenvolvidos no interior do Estado, que possam ser objetos inclusive de um possível financiamento pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam)”, disse.

Sobre lançamentos de novos editais como os que contribuem para formação de recursos humanos, que concedem bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, Barcelos disse que a ideia é manter a mesma política de editais anteriores, que em breve novos editais para estas áreas serão lançados pela instituição.

Outro ponto que o diretor-presidente da Fapeam frisou foi em relação ao pagamento das bolsas. Segundo ele, a Fapeam e o Governo do Estado estão empenhados para que o pagamento seja feito dentro do prazo estipulado.

O novo diretor-presidente da Fapeam

Edson Barcelos possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1984) e doutorado em Ciências Agronômicas/Melhoramento Genético de Plantas pela Escola Nacional Superior de Agronomia de Montpellier, França (1998).

Amazonianaarede-Secom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.