Programação do Outubro Rosa inicia com pré-lançamento na FCecon

Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM

Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOMManaus – Está aberta a temporada de combate ao câncer de mama e de colo uterino no Amazonas. Na manhã desta segunda-feira, 1º de outubro, o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma), realizou, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o pré-lançamento da campanha Outubro Rosa 2012, cuja abertura oficial acontece, às 18h30 de hoje, na cabeceira da Ponte Rio Negro – que liga a capita a Iranduba -, do lado de Manaus (Compensa, zona oeste). Participaram do pré-lançamento, que aconteceu no Ambulatório da FCecon, o diretor-presidente da instituição, Edson de Oliveira Andrade, o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, e a primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, além de membros das organizações não governamentais que apóiam a causa.

O diretor-presidente deu início à programação, lembrando que, no Amazonas, além de simbolizar o combate ao câncer de mama, a exemplo do que ocorre em todo o mundo, a campanha também alerta para a prevenção ao câncer de colo uterino – o que mais mata no Estado. Edson Andrade salientou que a doença tem cura e destacou a importância do diagnóstico precoce. Para o diretor, esses dois tipos de câncer são um problema que não atinge apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo, visto que o tratamento exige também a dedicação da família de cada paciente.

Acelerador linear

Wilson Alecrim disse que o governo estadual não tem poupado esforços para melhorar o tratamento oferecido na rede pública de saúde e citou como exemplo, no caso da área da oncologia, a aquisição do acelerador linear, que somado à construção da Casamata – espaço que abrigará o aparelho -, terá investimentos na ordem de R$ 3,5 milhões. O aparelho, de fabricação canadense, é utilizado no tratamento radioterápico, tratando os tumores com mais precisão, o que evita que tecidos saudáveis próximos à região do tumor sejam atingidos. A obra da Casamata iniciou em agosto e a previsão é que ele passe a funcionar em março de 2013. Estima-se que com o acelerador, a oferta na radioterapia aumente em 100%.

Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOMPara a primeira-dama, Nejmi Aziz, a compra do equipamento demonstra a preocupação do Estado com os pacientes. Ela aproveitou a oportunidade para garantir que a FCecon está entre as prioridades da atual administração e lembrou que o Governo do Estado já adquiriu 11 mamógrafos que serão destinados aos municípios do interior, corroborando que a intenção é equipar todos as cidades do Estado com um aparelho desse tipo para garantir atendimento, inclusive, à população ribeirinha. “O Governo do Estado está fazendo sua parte investindo em ações de combate, com a proposta de instalar mamógrafos em todos os municípios do Amazonas, assim como o funcionamento do acelerador linear na capital e a UTI Infantil na Fundação Cecon, além da UTI para adultos que ampliou seus leitos”, explicou a primeira-dama.

Diagnósticos na FCecon

Wilson Alecrim também falou da importância da iniciativa do Gamma “para que tenhamos a lembrança do que podemos fazer para melhora a vida das pessoas”, e destacou que o número de casos de câncer, atualmente, vem crescendo no País na mesma proporção que algumas doenças comuns no século passado, como a coqueluche e o sarampo. Só no primeiro semestre deste ano, a FCecon registrou 83 novos casos de câncer de mama e 63 de colo uterino. “O governador Omar Aziz está investindo profundamente no combate ao câncer, adquirindo aparelhos e adotando medidas para otimizar o atendimento”, destacou o secretário de Saúde.

Nejmi Aziz aproveitou a oportunidade para pedir o apoio das prefeituras do interior do Amazonas à causa, de modo a ampliar ao máximo a participação dessas localidades nas campanhas de prevenção. Só no Outubro Rosa, 21 municípios já confirmaram participação. “Eu faço uma solicitação a todos os prefeitos dos municípios, aos profissionais da saúde e as primeiras-damas, para colocarem uma luz cor de rosa nos pontos turísticos das cidades para chamar atenção das pessoas para intensificar a campanha”.

Na ocasião do pré-lançamento da campanha, a presidente do Gamma, Oriona Ohse, distribuiu flores aos pacientes internados nas enfermarias, lanche aos acompanhantes e realizou um momento de oração para os que estavam presentes no Ambulatório da FCecon. Paciente da Fundação há 12 anos, Oriona, que hoje preside o Gamma, explica que terá uma programação para o mês de outubro envolvendo cinco municípios – Atalaia do Norte, Tabatinga, Benjamim Constant, Coari, Iranduba e Tefé -, além do Dia da Beleza do Paciente e do acompanhante, no dia 5, quando serão distribuídas próteses de mama de espuma adquiridas por meio de doação.

Ela também destaca que, no dia 18, fará atividade similar voltada aos funcionários da instituição. “Nós do Gamma nos reunimos para somar alegria, dividir a dor e multiplicar conquistas”, disse Oriona. Para ela, campanhas como esta são necessárias para chamar a atenção das mulheres para a prevenção, que tem como base exames de rotina como a mamografia (para mulheres com idade acima de 40 anos) e o auto-exame – no caso do câncer de mama – e o Papanicolau, que deve ser realizado anuamente para prevenir o câncer de colo de útero.

Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOMParticiparam do evento como convidados os representantes do Gacc (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), Lacc (Liga Amazonense Contra o Câncer), Lar das Marias, Lar do José e Amigos da Saúde.

Municípios que participarão da campanha com iluminação de monumentos:

Carauari – Unidade de Saúde da Família Manoel Messias

Japurá – Secretaria e Prefeitura

Fonte Boa – Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, Correios, UBF e Assembléia de Deus

Novo Airão – Vão realizar palestra na UBF

Itamarati – Unidade de Saúde da Família Manoel Messias

Humaitá – Orla e Praça Benjamin Constant

Tefé – Praça Tulio Azevedo

Borba – Basílica Santuário de Santo Antônio

Novo Aripuanã – Escadaria da Cidade

Amaturá – o nome do município na Orla de Amaturá.

Manacapuru – Igreja Matriz Nossa Senhora Nossa Senhora de Nazaré

Manicoré – Secretaria Municipal de Saúde

Presidente Figueiredo – Monumento Galo da Serra –Rodoviária

Rio Preto da Eva – Cristo Redentor

Iranduba – Rodovia Carlos Braga

Silves – Cristo Redentor e UBS Zolima Garcia

Itacoatiara – Avenida Parque – Túnel

Parintins – Cadetral

Guajará – UBS- Sabino da Silva

Boa Vista do Ramos – Secretaria de Saúde

São Gabriel da Cachoeira – UBS- Da Praia, UBS-Dabarú, UBS- Do Areal, UBS – Do Centro e Sede Administrativa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.