Programa “Todos Pelo Amazonas” começa neste sábado pela Z. Norte com ações de cidadania

Programa “Todos Pelo Amazonas” começa neste sábado pela Z. Norte com ações de cidadania

Manausa, AM – A zona Norte de Manaus recebe a primeira edição do programa “Todos Pelo Amazonas” neste sábado (14) das 8h às 16h. O projeto vai integrar órgãos estaduais  das áreas social, de educação, saúde, segurança, cultura e esporte para ampliar a oferta de serviços à população.

As ações serão oferecidas no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, na rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova I. Haverá a prestação de serviços médicos, expedição de documentos e atividades educativas, esportivas e de lazer.

O programa

O “Todos Pelo Amazonas” é uma das iniciativas lideradas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) que visa contribuir com a redução dos índices de criminalidade no Estado. “Não basta  ao sistema de segurança oferecer somente polícia e cadeia.

A determinação do governador Amazonino é que se aproxime o governo do povo, levando essas ações. Tudo o que estava no gabinete vai para as ruas. Vamos ao encontro do povo e melhorar a vida da população da capital e do interior do Estado”, ressaltou o vice-governador e secretário da SSP-AM, Bosco Saraiva.

Serão oferecidos na primeira ação do programa, atendimentos médicos clínico e dermatológico; aferição de pressão e teste de glicemia; emissão de 1ª  e 2ª via de Carteira de Identidade, de CPF e de Carteira de Trabalho 1ª e 2ª via; atendimento psicossocial à mulher vítima de violência; atendimento jurídico; emissão da Carteira Nacional de Artesão; serviços de embelezamento; exposição de artesanato; palestras, oficinas e atividades profissionalizantes; serviços de atendimento ao consumidor; atividades de educação no trânsito para crianças, culturais, esportivas e de lazer, como aula de zumba; e orientação de primeiros socorros.

Combate a violência

“Essa proposta marca o início de uma nova abordagem de combate à violência em nossa cidade. A criminalidade não é problema só da secretaria de segurança pública, mas de todas que atuam diretamente junto à população desde a assistência social passando pela educação e esporte. Queremos unir forças, levar cidadania e contribuir para o bem estar da nossa população”, afirmou a presidente de honra do FPS, Mônica Mendes.

Entre os serviços oferecidos para a população, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) também vai prestar orientações sobre Cadastro Único e Bolsa Família e realizar palestras sobre segurança alimentar, convivência familiar e comunitária, trabalho infantil e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Acreditamos que ações como essas geram na população a certeza do amparo e atenção do Governo. E esse é o compromisso do governador Amazonino Mendes assumido por meio de uma ação integrada das secretárias de Estado para aproximar cada vez o governo das necessidades da população”, afirmou a titular da Seas, Auxiliadora Abrantes.

Além da Seas, o programa é realizado com a parceria com as Secretarias de Cultura, de Justiça e Cidadania (Sejusc), Educação (Seduc), Esportes (Sejel) e da Saúde (Susam); Centro de Educação Tecnológica (Cetam); Ouvidoria Geral do Estado; Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM); Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A coordenação é da SSP-AM e do FPS.

Serviços na primeira edição

 A Seduc vai realizar uma edição especial do “Aulão na Rede”, das 8h às 11h, em uma sala adequada para receber a transmissão das aulas direto do Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam). O projeto é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos dos estudantes que vão prestar provas de vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, haverá a apresentação de Mostras Científicas, Exposições Literárias e apresentações teatrais de alunos da rede estadual de ensino.

Danças, músicas e esportes

A Secretaria de Estado de Cultura está com uma programação voltada para o público infantil e juvenil com a realização de oficinas de reciclagem para crianças, oficinas de teatro e de dança, espetáculos musicais e de danças e exibição de filmes infantis.

Durante a programação, a Sejel vai desenvolver com a comunidade as atividades esportivas de Tênis de Mesa, Pebolim, Mini Voleibol, Mini Futebol, atividades recreativas e de lazer (caças, brincadeiras de roda, gincanas, estafetas e jogos tradicionais) e aula de ritmos e zumba.

 Qualificação profissional

O Cetam vai proporcionar um dia de qualificação profissional com a realização de palestra de empreendedorismo, cursos sobre eletricidade, aplicação em pedraria, decoração em sandálias, artesanato em fitas e customização em Patch Aplique, bem como oficinas de automaquiagem, de Barbeiro e de panificação. Além disso, serão ofertados os serviços gratuitos de corte de cabelo, barbearia e esmaltação.

Segurança

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas vai realizar palestras e exposição de materiais e equipamentos operacionais e plataforma de rapel. O Detran-AM vai fazer a distribuição de materiais educativos e atividades socioeducativas para as crianças sobre segurança no trânsito.

Emissão de documentos

O Departamento Técnico da Polícia Científica (DPCT) vai emitir a primeira e segunda vida da carteira de identidade, e palestras sobre a importância da carteira de identidade, perícia em local de acidente de trânsito e saúde bucal.

Para emissão dos documentos de identidade é necessário ter em mãos comprovante de residência, três fotos 3×4, certidão de nascimento ou casamento.

O Procon-AM vai realizar serviços de atendimento e orientação ao consumidor, assessoria jurídica sobre direito do consumidor e registro de reclamação. A Ouvidoria-Geral vai oferecer a emissão de CPF. Para ter acesso ao documento é necessário levar RG; Certidão de Nascimento e comprovante de residência.

A Sejusc vai emitir 1ª via de identidade online para pessoas acima de 12 anos, Certidão de Nascimento, serviços de fotografias para documentos e reprografia, bem como orientações sobre educação previdenciária.

A Unidade Móvel da Mulher vai realizar atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.