Programa “Mais Alimentos” entrega trator em Manicoré (AM)

(Reportagem: Paula Vieira – Idam)

Mais um agricultor familiar do município de Manicoré (a 332 km de Manaus) foi contemplado por meio do Programa Mais Alimentos com um trator e uma roçadeira agrícola.

A iniciativa foi conduzida pelo governo do Estado por intermédio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM/Manicoré que idealizou o Programa de Mecanização e Tecnologias Agrícolas.

De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM/Manicoré, Cleudo Oliveira, a ideia é incentivar os demais agricultores a adquirirem máquinas e implementos agrícolas mediante as políticas públicas dos governos Federal e Estadual, com intuito de facilitar o escoamento da produção. Segundo ele, o município já dispõe de 11 máquinas financiadas para grupos de agricultores familiares, beneficiando mais de 130 famílias.

A propriedade do agricultor, Heitor Perin, beneficiado com a aquisição das máquinas, fica localizada na estrada do Inajá, onde atualmente ele cultiva em média dois hectares de citros, três hectares de açaí, além das culturas temporárias como a melancia e a macaxeira, plantadas em terra firme. Para o agricultor, a máquina vai ajudar na limpeza de área das culturas existentes e contribuir com as práticas de aração e gradagem.

Vale ressaltar, que as máquinas já financiadas estão sendo utilizadas para transporte da produção e preparo de área para cultivo de macaxeira, mandioca e melancia. E os técnicos da Unidade Local do IDAM/Manicoré vem desenvolvendo estratégias para o uso eficiente dessas máquinas como, por exemplo, a implantação da cultura da banana, onde está sendo utilizado o espaçamento em fileira dupla, possibilitando a mecanização nas operações de limpeza, adubação e colheita dos bananais, o que resultará em maior produtividade. Conforme a engenheira agrônoma do IDAM, Mariza Lisley, práticas similares a essa também estão sendo programadas para os pomares de citros e açaí.

É importante destacar que o governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Manicoré também está adquirindo um trator de esteira para auxiliar na derruba das capoeiras antigas. A ideia é beneficiar até dois hectares por agricultor, e assim aumentar a área de plantio das Unidades de Produção Familiar.

Mariza, acrescentou que atualmente existem quatro projetos para aquisição de máquinas e implementos agrícolas aguardando liberação do agente financiador. “Acreditamos que a mecanização racional seja o caminho para o fortalecimento da atividade agrícola”, finalizou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.