Profissionais de educação física aprendem técnicas para trabalhar com alunos com deficiências

Profissi9nais de Educação Física, aprendem novas técnicas para lidar com deficientes
Profissi9nais de Educação Física, aprendem novas técnicas para lidar com deficientes
Profissi9nais de Educação Física, aprendem novas técnicas para lidar com deficientes

Manaus – Capacitar profissionais de educação física para que atuem no esporte ensinando crianças com deficiência é o objetivo do 3º Curso de Capacitação em Educação Física Adaptada, que começou nesta terça-feira, 9.

A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE), e tem a parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro. A abertura aconteceu no auditório da Semed.

O curso de capacitação faz parte da programação dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) e de acordo com a coordenadora, Shirley Amaral, vai levar noções de esportes adaptados aos profissionais e acadêmicos de educação física. “É importante para as pessoas com deficiência nas escolas, pois estamos dando uma formação aos professores, para que aperfeiçoem a nossa qualidade educacional, para que o professor tenha uma noção de como seguir o trabalho com a pessoa com deficiência. Este ano, estamos trabalhando com professores do município, do Estado e acadêmicos de várias faculdades”, comentou.

Compartilhar experiências

Profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro estão confirmados para ministrar os cursos e compartilhar experiências com os participantes. Um deles é o técnico da Seleção Brasileira de voleibol sentado, José Antônio Guedes, que destacou a sua participação como forma de divulgar o esporte paraolímpico de qualidade em todo o País. “Minha vinda aqui é no sentido de divulgar cada vez mais os esportes paralímpicos, no meu caso o voleibol sentado, para que diferentes regiões do Brasil possam desenvolver, com o máximo de qualidade, a  iniciação esportiva e novas equipes de alto rendimento possam surgir nessas diferentes regiões do País, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do cenário paralímpico no Brasil”, informou.

O curso de capacitação é uma atividade pioneira no Amazonas e oferece quatro diferentes atividades: Dança; bocha; vôlei sentado e educação física escolar. Todas as aulas acontecerão até a próxima sexta-feira, 12, na Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Palestra

A abertura contou com a palestra do professor de educação física da Semed, Alexandre Romano, que falou sobre ‘Inclusão da Pessoa com Deficiência por Meio da Educação Física’.

“Abordamos o desenvolvimento humano e sobre como a educação física pode contribuir para o desenvolvimento desses alunos, que necessitam de maiores cuidados”, relatou o professor.

Amazonianarede

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.