Professores recebem comenda e discutem rumos da Educação na ALEAM

Manaus – Profissionais da Educação lotaram o Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) nesta quarta-feira (31), durante a outorga da Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcelos Dias” a 25 professores. Na ocasião, os debates giraram em torno das melhorias conquistadas pela categoria e o futuro da Educação no Estado.

A medalha, criada pelo Legislativo em 2010, homenageia os professores que se destacam na profissão. Os 25 agraciados foram indicados por três parlamentares da Casa, secretarias de Educação do Estado (Seduc) e Município (Semed), Fórum de Educação do Amazonas e Sindicato de Estabelecimentos Educacionais do Amazonas (Sinepe).

A homenagem ocorreu em sessão especial proposta pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), que também é educador. “Somos uma classe que está fazendo a transformação deste país. Sem educação não existe uma sociedade cada vez mais cidadã e que exija seus direitos”, discursou o parlamentar, na tribuna.

Política de educação integrada

O presidente da ALEAM, deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), subiu à Tribuna para reafirmar seu posicionamento quanto à adoção de políticas integradas como meio ideal para garantir a educação no futuro. Para ele, Estado e Município devem se unir para criar um programa pedagógico com planejamento e metas unificadas.

“Todos nós temos o dever de fazer políticas integradas para que tenhamos melhores oportunidades no futuro. É preciso que haja programas pedagógicos com início, meio e fim e que continue mesmo entrando e saindo governo. Não falo em união política, mas em união pelo benefício da educação”, analisou o presidente.

Nicolau também defendeu a construção de creches na rede pública de ensino, na capital e no interior. “A creche não é só aquele lugar onde a criança espera sua mãe com recreação. Pelo contrário, é a porta de entrada para a educação. A creche inicia o processo escolar, cria o hábito e a socialização da criança”.

Além de Nicolau, participaram da homenagem e discussões os deputados estaduais Sidney Leite (DEM), que preside a Comissão de Educação da ALEAM, Belarmino Lins (PMDB), José Ricardo (PT) e Conceição Sampaio (PP). A ex-deputada Therezinha Ruiz, idealizadora da medalha, também esteve presente.

ALEAM e Seduc reúnem dia 13

Na tribuna, o titular da Seduc, Rossieli Silva, confirmou para o dia 13 de novembro uma reunião com os parlamentares para apresentar a proposta e ouvir sugestões à revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos professores que atuam na rede estadual de ensino.

Sobre a medalha

A Medalha do Mérito Legislativo Educacional “Professora Ignês de Vasconcelos Dias” foi instituída pela Resolução Legislativa nº 14/2008. É outorgada anualmente pela ALEAM desde 2010. A comenda leva o nome da professora Ignês de Vasconcelos Dias, nascida em 1921, no município Itacoatiara, a 176 quilômetros da capital.

Ignês dedicou a vida ao magistério, desde quando formou-se como professora normalista do Instituto de Educação do Amazonas (UEA) até o cargo de secretária estadual de Educação. Também foi graduada em Direito e atuou em várias escolas públicas de Manaus.

A professora representou o Amazonas no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (Inep), onde idealizou e instalou o Centro de Treinamento Padre José De Anchieta para capacitar educadores das áreas rurais do Estado.

(Fonte: Diretoria de Comunicação)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.