Professores de escola municipal passam por formação em recursos tecnológicos

03-10profManaus – Professores da Escola Municipal Engenheiro Nelson Neto participaram, na manhã desta quinta-feira, 2, da formação Recursos Tecnológicos na Sala de Aula, ministrada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo a diretora da unidade de ensino, Mary Jane Costa, a escola dispõe do Sistema Aprende Brasil, da editora Positivo, de lousas digitais e tablets, mas alguns professores ainda têm dificuldade de utilizar essas ferramentas em sala de aula.

“É nossa obrigação dar o melhor para a aprendizagem dos nossos alunos. Hoje o mundo respira tecnologia. Então, se a escola não está antenada, vai ficando para trás. Nossos alunos sabem usar todo tipo de mídia e se os professores não souberem, como vão chamar a atenção dos alunos, com lousa, livro? Então tem que ter recurso, pois quanto mais recursos, mais atrairemos a atenção dos estudantes”, afirmou.

A oficina ensinou especificamente como utilizar o Portal Aprende Brasil, o notebook e o data show. “Essa formação é uma das temáticas que a gerência de tecnologia trabalha nas escolas para que os recursos possam ser utilizados pelos professores em sala de aula e para que possam facilitar a aprendizagem dos alunos. Nós estamos numa transição. Os professores que estão nas escolas não receberam uma formação para o uso das tecnologias. Então, temos que intensificar isso, porque estamos trabalhando com uma geração conectada e temos que usar esse recurso”, explicou a coordenadora Pedagógica da GTE, Nereida Bessa.

A professora Ellen da Silva já utiliza recursos tecnológicos e explica a melhoria do uso em sala de aula. “Uma aula com data show, vídeos e fotos chama mais atenção dos alunos, reflete em um melhor aprendizado, saindo da rotina da lousa e do caderno. Temos como produzir uma aula mais interessante”, destacou.

Dificuldade

A coordenadora do Telecentro na Escola Municipal Nelson Neto, Fabiana Said, diz que oficinas como esta são importantes para estimular os professores a utilizarem os recursos tecnológicos disponíveis. Segundo ela, ainda há resistência de boa parte dos profissionais do magistério quanto ao uso de softwares educacionais.

“Eu trabalho no Telecentro desde o ano passado e já estamos percebendo a diferença que as aulas com recursos tecnológicos estão fazendo nos alunos. Eles se interessam mais, participam mais e gostam muito”, observou.

Texto: Thiago Botelho – Foto: Lton Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.