Professores da Semed participam da escolha de livros para aulas no EJA

07-05semedManaus – Professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram democraticamente da escolha de obras didáticas para serem usadas em sala de aula no segundo semestre de 2014. O encontro ocorreu na Escola Municipal Antônia Borges de Sá, no São José, zona Leste.

O principal objetivo do encontro de professores com profissionais da Gerência de Jovens e Adultos (Geja) da Semed, realizado na noite desta terça-feira, 06, foi o contato dos educadores com materiais de diversas editoras para que pudessem escolher qual o melhor livro se adapta a realidade dos alunos do município.

Segundo o assessor pedagógico da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1, Pedro Santarém, a oportunidade do professor escolher o material para ser usado em sala de aula pode ser considerada como histórica para a educação. “Os professores têm acesso a diversos materiais por meio de resenhas. São várias editoras. Assim eles podem conhecer o conteúdo de diversos livros e escolher o que mais se adapta com a realidade dos seus alunos”, disse.

Para a professora de ciências da EJA, Silvia Valéria de Oliveira, a preferência é que os livros sejam mais didáticos, já que o ensino para jovens e adultos é diferenciado do ensino regular. “São alunos com mais idades, de certa forma eles têm uma demora para o aprendizado, por isso é essencial esse acesso que nós temos ao material. Assim, pelo menos na minha disciplina, eu posso escolher um material com mais figuras, com mais atividades, mais didático, possibilitando ao professor ensinar de forma mais fácil e ao aluno aprender de uma forma que ele possa usar o conteúdo no cotidiano”, relatou.

Trabalhando na primeira fase do primeiro segmento da EJA, o professor Marivaldo Jesus Miranda dos Reis é um dos responsáveis por alfabetizar esses alunos. Para ele, o material tem que ser dentro do contexto da vida do aluno. “Não podemos passar um assunto para o aluno e ele não ter como usar fora da escola, não adianta o livro passar uma coisa fora da nossa realidade. Temos que trabalhar, temos que fazer uma boa escolha para que possamos explorar ao máximo esse material que vai ser escolhido. Vamos trabalhar o sociointeracionismo, uma forma de interagir com o aluno dentro do contexto estudado”, informou.

Ainda segundo o assessor pedagógico, a escolha do material é feita em cada uma das sete DDZs e o resultado final, o material que será escolhido, será divulgado de acordo com o maior número de indicação dos professores. “Todo esse processo segue um padrão estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado final deve ser feito até a próxima quarta-feira, dia 14. Já pretendemos usar este material no próximo semestre”, informou.

Texto: João Pedro Figueiredo – Foto: Rodemarques Abreu

 

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