Professora e aluna da rede pública estadual participam de evento de Mulheres na Ciência

Professora e aluna da rede pública estadual participam de evento de Mulheres na Ciência

Manaus, AM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática são áreas onde prioritariamente os homens estão à frente, mas esta realidade tem mudado. E é sobre o trabalho de meninas e mulheres na Ciência que a professora mestra Eloídes Melo e a estudante Thaís Mikely, ambas da rede pública estadual de Educação, estarão falando durante o Stem For Girls, nesta segunda-feira (11/3), no auditório anexo da Universidade do Estado do Amazonas (avenida Djalma Batista, Cidade dos Carros), a partir das 17h.

O evento acontece em mais duas cidades do país (Campinas-SP e Luziânia-GO) e faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 08 de março. A organizadora em Manaus, Yara Laiz Souza, explicou que será apresentado o que é realizado e está sendo produzido  por mulheres na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Stem, na sigla em inglês).

“É importante para a comunidade saber da produção científica no Amazonas, além de valorizar professoras, pesquisadoras e estudantes, mostrando os desafios de suas carreiras e suas caminhadas pessoais. Será a visão de cada uma delas. Ainda teremos mostra de pesquisas já realizadas ou em andamento por meninas de Manaus”, assinalou a coordenadora.

A professora Eloídes Melo é uma das convidadas do evento e compartilhará uma experiência especial: ela foi a única representante do Amazonas e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) a conhecer a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil, o Sirius, laboratório de luz síncrotron de 4ª geração.

A professora participou de uma imersão com 16 professores da rede pública do Brasil no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Na pesquisa, outra representante da Seduc-AM é a estudante Thaís Mikely, do CETI Sérgio Pessoa (localizado no bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus).

Ela mostrará como desenvolveu um irrigador inteligente, capaz de aguar plantas com ligamento e desligamento automático e que é usado na escola onde estuda.

O evento acontece nesta segunda-feira (11/3), no auditório anexo da Universidade do Estado do Amazonas (avenida Djalma Batista, na Cidade dos Carros), a partir das 17h. A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição no link: encurtador.com.br/ixA38.

Programação:

17h – Credenciamento e Boas-Vindas

18h – Abertura

18h15 – Mesa-redonda Mulheres na Ciência quebrando paradigmas – Mulheres professoras e pesquisadoras de carreira falam sobre suas caminhadas pessoais, desafios e a visão de cada uma sobre o estado das mulheres na Ciência.

19h10 – Painel 1: O que mulheres fazem na Ciência? Pesquisadoras serão convidadas a mostrarem algum trabalho realizado na pós-graduação ou em andamento.

20h10 – Painel 2: O que meninas fazem na Ciência? Mostra de pesquisas já realizadas ou em andamento, realizadas por meninas de Manaus.

Amazonianarede

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.