Atos de nomeação foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira (20).
Manaus, AM – O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Yedo Simões, assinou na última sexta-feira (17) a nomeação de mais quatro aprovados no último concurso público para Juiz Substituto de Carreira realizado pela Corte Estadual.
Os Atos de nomeação de Otávio Augusto Ferraro, Leonardo Guimarães Primo de Carvalho, Emmanuel Ormond de Souza e Andressa Piazzi da Silva foram publicados no Diário da Justiça Eletrônico (Dje) desta segunda-feira (20) e a solenidade de posse dos novos magistrados ocorrerá na quinta (dia 23), às 9h.
Interior
Com a nomeação dos quatro magistrados – que serão designados para assumir a titularidade das Comarcas de Ipixuna, Lábrea, Pauini e da 2ª Vara da Comarca de Coari, o presidente do TJAM avança nas medidas de valorização da jurisdição de 1º grau, na interiorização das ações do Tribunal e nas ações que buscam garantir o cumprimento das Metas Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça.
“Estes têm sido os compromissos basilares de nossa gestão, que teve início em julho de 2018.
A nomeação de mais quatro juízes fortalece o trabalho que estamos realizando para alcançar estes objetivos, sobretudo, no que diz respeito à melhoria da prestação jurisdicional nas nossas comarcas do interior do Estado. Todas elas, agora, estão providas de juiz titular”, destacou o presidente do TJAM.
Melhorias de serviços
Várias ações do desembargador Yedo Simões têm priorizado a melhoria dos serviços prestados à população pelo Judiciário Estadual nas comarcas do interior. Poucas semanas depois de assumir a Presidência da Corte, Yedo Simões lançou no município de Itacoatiara o projeto de expansão do acesso à Internet em unidades judiciárias do interior, que dobrou a capacidade de acesso à rede mundial de computadores, essencial para o melhor funcionamento do sistema eletrônico de tramitação processual.
A gestão também tem investido na melhoria da infraestrutura das unidades judiciárias – com a execução de um pacote de obras de construção e reforma dos fóruns – e no fortalecimento de parcerias institucionais com a Prefeituras do interior para assegurar a continuidade e a melhoria na prestação jurisdicional. O Tribunal já firmou acordos de cooperação técnica com 19 Prefeituras, os quais contemplam a cessão de servidores e obras de melhoria das unidades.
Curso de formação
Após a solenidade de nomeação e antes de seguir para as comarcas para as quais foram designados, os quatro novos juízes participarão, em Manaus, do Curso de Formação Inicial (CFI), que tem caráter compulsório e abrange temas que visam facilitar a inserção do novo magistrado no contexto da atividade judicial, em consonância com a realidade local.
O Curso é ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Escola Superior de Magistratura do Amazonas (Esmam), com duração de dois a quatro meses.
Amazoninarede-Tjam