Prefeitura vai oferecer curso de Cuidador de Idosos com 70 vagas

Prefeitura vai oferecer curso de Cuidador de Idosos com 70 vagas

Manaus, AM – A partir de segunda-feira (10), estarão abertas as inscrições para o curso de cuidador de idosos, o “Cuidadoso”. As inscrições poderão ser realizadas nos dias 10 e 11 de abril, ou até alcançar o limite das 70 vagas oferecidas, por meio do site:doutorthomas.manaus.am.gov.br.

A capacitação é realizada pela Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), e é parte de atenção à população da terceira idade, instituída pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e reforçada pelo prefeito em exercício Marcos Rotta.

O Cuidadoso foi fundado em 2006 e, desde então, vem passando por mudanças para oferecer o melhor curso da região norte em cuidados com idosos, aperfeiçoando ainda mais as aulas, estendendo a carga horária e levando aos alunos uma formação completa, oferecendo ao mercado, profissionais capacitados e de qualidade.

População de idosos

“Observamos que a cada dia o número de pessoas chegando à terceira idade aumenta. Em 2025, o Brasil será a 6ª população do mundo em idosos, sendo que só no Amazonas já contamos com o número de 347 mil. Então, pensamos na necessidade de ter um profissional qualificado para oferecer assistência a esses idosos, tendo em vista que nem todos chegarão à terceira idade com boa saúde, decidimos criar o Cuidadoso, levando essa qualificação necessária para a população”, declarou a diretora presidente da FDT, Martha Moutinho.

O curso possui carga horária de 300h, sendo 200 de aula teórica e 100 de aula prática. “As aulas teóricas, ministradas na ESPI, são divididas em módulos que abrangem todos os cuidados necessários que se deve ter com os idosos, apresentando todo o universo da terceira idade aos alunos. Já nas aulas práticas, realizadas na FDT, os alunos aplicam os conhecimentos teóricos por meio de atividades”, explicou a coordenadora do curso, Maria da Luz Abreu.

Etapas

Após o período de inscrições, nos dias 17 e 18 de abril, os candidatos que conseguirem se inscrever deverão comparecer ao auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), na Av. Rio Mar, 1324 – Nossa Senhora das Graças, nos horários de 8h às 12h e 14h às 16h, para apresentar a documentação.

Entre os documentos exigidos, estão: RG e CPF, certidão de nascimento, casamento ou divórcio, certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de residência, certificado de alistamento militar (no caso dos homens), duas fotos 3×4 e efetuar o pagamento de uma taxa de 40 reais.

O curso terá início no dia 12 de maio, das 8h às 12h, com uma aula inaugural realizada no PMI, com a entrega dos KITS e a realização de da palestra “A importância do Cuidador de Idosos no Mercado de Trabalho”, ministrada pela psicóloga Ledina Lima. No dia 15 de maio, as aulas começarão a ser ministradas na ESPI, na Av. Professor Nilton Lins, 3259 – Parque das Laranjeiras, nos horários de 8h às 12h.

O Cuidadoso tem duração de quatro meses, com previsão de término para agosto. Mais informações, podem ser obtidas por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (NEPEM), da FDT, pelos telefones: (92) 98844-5609 / 3215-6007.

Amazonianarede-RT

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.