Prefeitura substitui tubulação em braço do igarapé do Mindu

Em caráter emergencial, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realiza trabalho de contenção de rip-rap, substituição de tubulação e recomposição de base em um braço do igarapé do Mindu, na Avenida Doutor Theomário Pinto de Souza, Chapada, zona Centro-Sul.

Há dez dias, a tubulação antiga cedeu devido à pressão da água do igarapé. Para prevenir futuros transtornos, engenheiros da Seminf identificaram o problema e iniciaram a recomposição de base do local. Serão reconstituídos dez metros de rip-rap, além da substituição da canalização antiga por uma nova.

Os trabalhadores usarão 12 canos de um metro e meio de diâmetro cada um, que facilitarão o escoamento das águas. A equipe, composta por dez pessoas, com o auxílio de uma retroescavadeira, executará os serviços no prazo estimado de 15 dias.

Segundo o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, a medida preventiva é necessária devido à deterioração dos tubos do local. A substituição dos canais evitará que a pista no entorno sofra desnivelamentos e alagações.

“Trabalhos como este evitam a erosão do solo e o desnivelamento da pista. Com as chuvas, o igarapé enche e a contenção com rip-rap impede que a água avance para as casas construídas às margens. Apesar deste trabalho estar sendo executado em um local onde não há tantos moradores, fica em uma rua de grande fluxo de veículos”, destaca Peixoto.

Mais obras

A prevenção contra alagamentos e erosões é uma das preocupações da Prefeitura de Manaus. Por isso, a Seminf executa obras em todas as zonas geográficas da cidade, seguindo um cronograma diário dos distritos de obras.

Especificamente nesta semana a Divisão de Drenagem e Dragagem, intensifica os trabalhos de escavação para assentamento de tubos na rua Rouxinol e rua Dez, Comunidade Fazendinha, Cidade de Deus, zona Norte. Onde os trabalhos irão beneficiar aproximadamente de 120 famílias.

Assessoria de Comunicação da Seminf
Foto: Alexandre Fonseca 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.