Prefeitura se prepara para entregar 88 moradias na zona leste

(Reportagem: Ulysses Marcondes – Foto: Tácio Melo)

De 204 moradias do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de 
Manaus (Prourbis) que estão sendo construídas no bairro Jorge Teixeira III, 88 serão entregues no dia 24 de outubro, data de aniversário de Manaus.

A garantia é do prefeito Arthur Virgílio Neto, que tem fiscalizado as obras rotineiramente e vem acompanhando a fase de acabamento desta primeira fase do projeto.

A área habitacional que será entregue está localizada na rua Brigadeiro Hilário Gurjão e se encontra com 80% das obras concluídas, já em fase de finalização, recebendo serviços de acabamento. Na parte externa dessas áreas habitacionais, já acontecem obras de urbanização, que contemplam calçamentos, jardins e instalação de playgrounds. As moradias que serão entregues possuem 45 metros quadrados de área, com sala de estar, dois quartos, cozinha, um banheiro e área de serviço.

O engenheiro Claudemir Andrade, coordenador do Prourbis, garantiu que o trabalho segue em ritmo acelerado e que 88 famílias cadastradas, de um total de 204, irão receber os imóveis neste primeiro momento.

“Estamos em nível de acabamento, para em outubro, reassentar as famílias e oferecer qualidade de vida digna, não só pela parte infraestrutural, mas também social. Esse é o objetivo do programa”, assegurou.

O prefeito Arthur Neto informou que já foram investidos recursos da ordem de R$ 5.343.102,63. “O Prourbis é um ambicioso projeto de urbanização, talvez o maior que já se fez. Vamos abrigar aqui pessoas que estavam morando dentro do igarapé e áreas de risco, em condições abaixo do normal”, disse o Arthur Neto.

Recentemente, Arthur Neto também caminhou pelas ruas do bairro que estão sendo reestruturadas com asfaltamento, pavimentação com paver (bloco intertravado), calçamento e sarjetas.

Na rua Apapá, Arthur aprovou a pavimentação com os blocos, que resolveu um problema de décadas no local. “Aqui no Jorge Teixeira tínhamos problemas de ruas que possuem mais de 25% de inclinação e dificultavam o processo normal de terraplanagem. Resolvemos isso com o uso de bloco intertravado, que tem uma melhor aderência e diminui o impacto das águas fluviais”, explicou o prefeito ao enfatizar a durabilidade do serviço.

A declaração do prefeito foi confirmada pelo jovem morador do local, Clenio Júnior que nunca havia visto a rua urbanizada. “Moro aqui há 19 anos, desde que nasci, e sempre tivemos problemas. Fico feliz de ver tudo urbanizado, isso valoriza nosso bairro e melhora nosso dia a dia”, reafirmou.

Além da rua Apapá o mesmo processo de pavimentação será usado nas ruas Cuiú-Cuiú, Lontra, Mussum, Pescada, Caparari, Caranguejo e Pescada. O restante das vias do bairro receberá recapeamento de massa asfáltica e padronização de calçadas e sarjetas.

Estação de tratamento de esgoto

A visita se estendeu até a rua Violetas, onde está sendo construída a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Manaus, para atender todo um bairro. O prefeito lembrou que muitos condomínios fechados possuem ETE, mas essa será a primeira vez que o poder público municipal irá construir uma para atender a população.

“É um projeto inédito em Manaus. Será construído em duas etapas, sendo a primeira para ser entregue em março e atender todo o Jorge Teixeira. Investiremos em uma obra efetivamente do interesse do povo” disse o Arthur.

Para ele, a ETE é uma obra que enriquece o Prourbis, pois vai trazer mais dignidade aos moradores e servirá de modelo para que os próximos gestores sigam como exemplo de construção e urbanização.

“Temos que fazer obras duradouras e que realmente possam mudar a vida das pessoas. É isso que queremos para a cidade, desde as moradias, à estação de tratamento e também na qualidade do asfalto que estamos colocando em Manaus”, destacou.

A ETE terá um investimento de R$ 7.043.931,21 e ocupará uma área de cerca de 3000 metros quadrados.
Inicialmente irá contemplar todo o bairro do Jorge Teixeira com a inauguração total em março. Com a segunda fase concluída, o serviço de saneamento irá se estender aos bairros Monte Sião, Arthur Virgílio, Bairro Novo, Val Paraíso e João Paulo.

Área social

O Prourbis é um programa que vai além das obras de infraestrutura, por isso está sendo construído também espaços para o lazer, centros de assistência social e educacional.

Na rua Itaúba, há uma área destinada a construção de uma Creche, um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

“Temos que oferecer essa estrutura para que os moradores tenham uma vida digna. Aqui o conjunto dessa obra também será entregue no mês de Março” , finalizou o prefeito.

O Prourbis é coordenado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com investimentos previstos da ordem de U$
100 milhões, sendo 50% financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 50% de contrapartida da própria prefeitura. No total, 204 casas estão sendo construídas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.