Prefeitura repõe mil tampas de bueiros em sete meses

Prefeitura atua na recolocação de tampas e bueiros na cidade
Prefeitura atua na recolocação de tampas e bueiros  na cidade
Prefeitura atua na recolocação de tampas de bueiros na cidade

Manaus – A Prefeitura de Manaus tem intensificado a confecção, instalação e a substituição de tampas de bueiros em diversas zonas da cidade. Desde o início do ano, dentro dos mutirões de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), mil novos bueiros já foram fechados.

Segundo dados do Departamento de Controle de Serviços Básicos da Seminf (DBSB), de janeiro a abril foram instaladas 450 novas tampas de bueiros. Em três meses – maio, junho e julho – a prefeitura instalou outras 550 novas tampas.

A ação já chegou a 22 bairros e comunidades, são eles: Nova Floresta, Cidade do Leste, Tancredo Neves, Cidade de Deus, Nossa Senhora de Fátima, Loteamento Rio Piorini, Jesus Me Deu, Jorge Teixeira, Nova Vitória e Grande Vitória, na zona Leste; Parque das Laranjeiras e Parque das Nações, na zona Centro-Sul; Hileia, Santo Agostinho, Compensa, Nova Esperança e Tarumã, na zona Oeste e Centro-Oeste; Santa Etelvina, Cidade Nova, Monte Sinai e Vale do Sinai, na zona Norte; e Mauazinho, na zona Sul.

Somente no bairro Jorge Teixeira, 4ª etapa, nas duas últimas semanas, 88 bueiros foram desobstruídos e receberam novas tampas. Para garantir a durabilidade das tampas são utilizados ferro e concreto armado na confecção.

As ruas Violeta, Pantanal, Monte Negro, Jacarandá, Marambá e Tulipas foram contempladas com o serviço. Na Rua das Pétalas, um dos principais logradouros do bairro, cinco novas tampas, cada uma medindo 3,50 metros de diâmetro, foram instaladas. O trabalho devolveu segurança e tranquilidade aos moradores da área.

O secretário municipal de Infraestrutura, Alexandre Morais, explicou que no início do ano a secretaria fez um levantamento – junto aos distritos de obras – para identificar o número e os locais que estavam sem a proteção.

“Após a conclusão dos números e a identificação dos pontos de atuação a Seminf, por meio de administração direta, começou a confecção das tampas e, hoje, durante os mutirões estamos realizando a implantação. Até o fim do ano, a meta é de que seis mil bueiros, boca de lobo e caixas coletoras estejam devidamente tampados”, ressaltou.

O trabalho é feito nas mais diferentes zonas da cidade
O trabalho é feito nas mais diferentes zonas da cidade

Alguns bueiros destampados, segundo levantamento do Controle de Serviços Básicos, são oriundos de antigas drenagens profundas realizadas para o escoamento das águas pluviais. As novas tubulações executadas hoje pela prefeitura já são entregues com os equipamentos completos.

Fiscalizando diretamente os serviços, o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, relata que a prefeitura tem executado periodicamente a reposição das tampas em todos os bairros, porém, apesar do esforço árduo para solucionar e amenizar a situação, a secretaria continua enfrentando sérios problemas de furtos de tampas. A ação de vandalismo gera prejuízos para os cofres públicos e risco à população.

“Além do prejuízo financeiro na compra do material para reposição de novas tampas, o crime causa ainda obstruções dos bueiros, devido ao excesso de lixo jogado nas vias da cidade. Sem a tampa, os resíduos caem direto no bueiro, causando transtorno à população”, destacou Peixoto.

Nesta semana, equipes da Seminf estão atuando na confecção de caixas coletoras com tampas nos bairros Mundo Novo, Fazendinha, Portal do Japão, Cidade Alta, Colônia Santo Antônio e Terra Nova 2.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.