Prefeitura promove ciclo de debates que vai propor melhorias para a cidade

(Ilustração Internet)

A Prefeitura de Manaus irá promover o Ciclo de Debates sobre os temas ‘Mobilidade Urbana’, ‘Gestão de Qualidade’ e ‘Gestão de Operações e Serviços’, no período de segunda-feira, 11, a quarta-feira, 13, na sede da Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras.

O evento reunirá gestores, servidores e convidados, com o objetivo de apresentar as ações executadas pela Prefeitura em áreas como trânsito, transporte, qualidade e meio ambiente, além de discutir propostas técnicas para os problemas da cidade que desafiam a administração pública municipal, nesses segmentos. Os debates ocorrerão sempre no horário de 14h às 17h30.

A diretora-geral da ESPI, Luiza Bessa Rebelo, frisa que o evento tem caráter técnico e acadêmico e contará com a contribuição dos servidores municipais que são alunos do curso de Pós-graduação em Engenharia da Produção, oferecido pela Prefeitura e executado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“São profissionais vinculados a várias secretarias e que, em seus trabalhos de conclusão de curso, apresentarão análises, sugestões e projetos voltados para a melhoria de aspectos importantes que influenciam diretamente na qualidade de vida da população”, destaca.

A diretora ressalta que a ideia é expandir os debates sobre as necessidades da cidade de Manaus para o meio acadêmico. “Os gestores colocarão em pauta como estão sendo feitas ou planejadas as intervenções da Prefeitura nas áreas de mobilidade e gestão da qualidade, operações e serviços, convidando os alunos a pensarem junto conosco novas iniciativas, que sejam inclusive financeiramente viáveis”, explicou. Quarenta servidores estão cursando a pós-graduação, desenvolvendo trabalhos nas três linhas de pesquisa, que são o foco principal dos debates.

Programação – As discussões do primeiro dia do Ciclo serão focados em Mobilidade Urbana. Na terça-feira, o tema será ‘Gestão de Qualidade’ e, na quarta, ‘Gestão de Operações e Serviços’. A abertura do evento, segunda-feira, será realizada pelo coordenador da Pós-graduação, professor Waltair Vieira Machado. Nesta data, estarão entre os expositores a analista de Planejamento de Transportes da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Maria Ivanilde Oliveira, que abordará o tema “Projeto de Mobilidade Urbana”; o tecnólogo em logística Newton Paula da Silva, que conduzirá o Workshop “Programa de Humanização do Trânsito”; o coordenador da Unidade Gestora do Projeto da Copa (UGP) em Manaus, Miguel Capobiango Neto, que falará sobre “Os preparativos para a Copa em 2014 – Obras e Interferências no Trânsito do Entorno da Arena da Amazônia”; dentre outros representantes de órgãos como o Manaustrans e Seminf.

Até quarta-feira, também darão contribuições aos debates dirigentes da Semsa, Manausprev, Semef, Semmas, além de especialistas convidados. Ao final dos debates, a síntese das propostas e as recomendações dos participantes serão apresentadas a todos. O encontro é coordenado pela ESPI, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, dia 11 – Mobilidade Urbana
14h às 14h15 – Abertura/Auditório – Prof. PhD. Waltair Vieira Machado Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFAM (Mestrado, MBA e Especialização).
14h15 às 15h15/Sala 2 – “Projeto de Mobilidade Urbana” Eng. Maria Ivanilde Oliveira (SMTU) e Workshop “Programa de Humanização do Trânsito” – Newton Paula da Silva (Tecnólogo em Logística).
14h15 às 15h15/ Sala 03 – “A Mobilidade Urbana no Planejamento da Cidade” – Arq. e Urb. Cristiane S. Mayor (IMPLURB).
15h15 às 15h30 – Intervalo
15h30 às 16h30/ Sala 02 – “Os preparativos para a Copa em 2014 – Obras e interferências no Trânsito do Entorno da Arena da Amazônia” – Arq. e Urb. Miguel Capobiango Neto (UGP-Copa).
15h30 às 16h30/ Sala 03 – “Sistema Viário – O que há de novo em Manaus: BRS, obras de arte, hidrovias, ciclovias e ciclofaixas” – Eng. Paulo Henrique Martins (Manaustrans) e “Intervenção na Av. Torquato Tapajós e Terminal de Cargas Chibatão” – José Lopes Marinho (Especialista em Administração Pública).
15h30 às 16h30/Sala 04 – “Mobilidade Urbana – Programas do Governo Federal, BID e CAF, aprovados para Manaus” – Eng. Cláudio Guenka (Seminf).
16h30 às 17h30 – Auditório Encerramento: Leitura/Apresentação das recomendações.
Terça-feira, dia 12 – Gestão da Qualidade
14h às 14h15 – Abertura: “Processos da Qualidade na Gestão Pública” – Prof. Msc. Sandro Breval Santiago (Mestre em Engenharia da Produção).
14h15 às 15h15 – “Processos de Modernização das UBS” – Dr. Evandro Melo – Secretário Municipal da Saúde (SEMSA).
15h15 às 15h30 – Intervalo
15h30 às 16h30 – “Sistema Gestão da Qualidade ISO-9001: 2008”– Edson Nogueira Fernandes Júnior – Diretor-Presidente (Manausprev)
16h30 às 17h30 – Encerramento: Leitura/Apresentação das recomendações.
Quarta-feira, dia 13 – Gestão de Operações e Serviços
14h15 às 15h15 – “Capacitação dos Servidores da SEMEF” – Subsecretário de Gestão, José Auri Gusmão Vasconcelos (Semef).
15h15 às 16h15 – “Cidade Real x Cidade Virtual – A cidade são as pessoas!” – Eng. Jorge Luiz Garcez (Semef).
15h15 às 15h30 – Intervalo
15h30 às 16h30 – “Modernização de Processos na Gestão Ambiental na cidade de Manaus”– Dra. Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt – Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
16h30 às 17h30 – Encerramento: Leitura/Apresentação das recomendações.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.