Prefeitura leva serviço de coleta de material para exames laboratoriais à zona Rural

O laboratório poderá realizar mais de 70 tipos de exames
O laboratório poderá realizar mais de 70 tipos de exames

Manaus – Desde esta segunda-feira, 4, a população da zona Rural terrestre de Manaus passou a ser beneficiada com o serviço de coleta itinerante de material para exames laboratoriais. O serviço compreende quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas na AM-010 (Manaus – Itacoatiara), BR-174 (Manaus – Boa Vista) e no Ramal do Pau Rosa, atendendo mais de 15 mil pessoas.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, a ação é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde Rural (Disa Rural) e do Laboratório Distrital Norte Manuel Bastos Lira, localizado na Cidade Nova.

A gerente de Apoio e Diagnóstico da Semsa, Helaine de Araújo Virgolino, explica que uma vez por semana os profissionais do Laboratório Distrital Norte irão visitar cada uma das quatro UBSs da zona Rural terrestre, realizando a coleta de material biológico como sangue, fezes e urina dos pacientes. A equipe de profissionais tem a capacidade de atender até 30 pacientes por dia e o material será encaminhado ao Laboratório Distrital Norte.

Depois da realização dos exames, os resultados serão entregues aos pacientes nas unidades de saúde. A partir da coleta de urina, fezes e sangue, o laboratório poderá realizar mais de 70 tipos de exames.

“Com a implantação do serviço na zona Rural terrestre, a Semsa passa a oferecer a coleta itinerante em 35 unidades de saúde que não têm posto fixo para a coleta em Manaus, principalmente nas Unidades de Saúde da Família.

A Semsa já disponibiliza 50 postos fixos de coleta de material para exames e o objetivo é ampliar as formas de acesso da população aos serviços de saúde, garantindo a qualidade dos exames e a rapidez na emissão dos resultados”, informa Helaine Araújo.

Programação

O diretor do Disa Rural, Elson de Paula, avisa que foi realizada uma programação para atender as quatro unidades de saúde da área Rural terrestre uma vez por semana. A coleta itinerante vai atender a UBS Rural Conselheira Ada Rodrigues Viana as segundas-feiras, a UBS Pau-Rosa as terças-feiras, a UBS São Pedro as quartas-feiras e a UBS Efigênio Sales as quintas-feiras.

“O novo serviço vai permitir uma redução no tempo do diagnóstico do paciente, já que a população da área rural não vai mais precisar fazer o deslocamento até os postos de coleta na zona urbana”, esclarece o diretor.

Para a médica Poliana Braga, que atua na UBS Rural Ada Rodrigues Viana, a coleta itinerante também vai possibilitar um melhor acompanhamento da saúde dos pacientes. “O novo serviço vai trazer benefícios principalmente para pacientes hipertensos, diabéticos, além de mulheres grávidas, que precisam fazer o pré-natal e um acompanhamento de saúde mais constante e periódico”, destaca Poliana Braga.

Uma das primeiras pacientes a ser beneficiada com o novo serviço na UBS Ada Viana, a dona de casa Raquel Lima ressaltou a facilidade para a realização dos exames laboratoriais. “Agora não vamos precisar ir até a área urbana de Manaus para agendar, fazer os exames e buscar o resultado.

A UBS é muito mais próxima da minha casa e o resultado poderá ser entregue uma semana depois na própria unidade de saúde”, destaca.

UNIDADES DE SAÚDE DA ZONA RURAL TERRESTRE BENEFICIADAS COM O SERVIÇO DE COLETA ITINERANTE

UBS Rural São Pedro – AM 010, Km 35;
UBS Rural Efigênio Sales – AM 010, Km 41;
UBS Rural Pau Rosa – BR 174, Km 21 – Ramal do Pau Rosa, Km 15;
UBS Rural Conselheira Ada Viana – BR 174, Km 925 (antigo KM 41)

Foto: Assessoria de Comunicação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.