Prefeitura intensifica fiscalização para garantir calçada para o pedestre

(Por: Carmen Lysia Nogueira)

A Prefeitura de Manaus mantém uma fiscalização de trânsito rigorosa em todas as zonas da cidade com o objetivo de garantir que a calçada seja utilizada pelos pedestres nos espaços públicos.

Em operações de rotina, os agentes do Manaustrans têm reforçado a presença nas áreas que frequentemente são ocupadas por veículos estacionados irregularmente sobre o passeio público.

Nesta quarta-feira (19), a equipe de agentes de trânsito registrou infrações nas avenidas André Araújo, Djalma Batista, Umberto Calderaro, Álvaro Maia e rua São Benedito, na zona Centro-Sul. Pelo menos 108 veículos foram autuados e quatro removidos para o Parqueamento não só por estacionar sobre a calçada como também por desrespeito à sinalização de proibido estacionar.

Na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, nove veículos foram autuados por estacionar sobre a calçada. Ainda na zona Oeste, a fiscalização foi realizada na avenida Brasil onde 25 condutores foram flagrados estacionados na passagem de pedestres.

A ação de fiscalização também foi realizada na avenida Carvalho Leal, na calçada da Universidade do Amazonas (UEA), bairro da Cachoeirinha, zona Sul. Nesse local, além das oito autuações, um veículo foi guinchado por ocupar toda a calçada.

Outras infrações

Na zona Norte da cidade, o Manaustrans tem recebido frequentes denúncias de que condutores utilizam o Terminal de Integração 4 para retorno irregular na avenida Camapuã. Na terça-feira (18), os agentes autuaram 105 condutores cometendo infrações diversas não só dentro do terminal como também em outros trechos da avenida.

No centro da cidade, a fiscalização está reforçada nos calçadões das ruas Dr. Moreira, Guilherme Moreira, Marechal Deodoro e outras vias restritas para circulação de pedestres.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar sobre o passeio é infração grave, que implica em perda de cinco pontos da carteira de habilitação e multa de R$ 127,69.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.