Prefeitura inicia processo de padronização nas feiras de Manaus

Amazonianarede – Semcom

A Prefeitura de Manaus já iniciou estudos de mecanismos para criar um padrão nas feiras de toda a cidade. Na manhã desta sexta-feira (15), uma reunião entre a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab) e Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa) definiu as primeiras medidas a serem adotadas: normas severas de higiene, fardamento adequado e único, cartilha com regras a serem obedecidas e cursos gratuitos de capacitação para o feirantes.

A iniciativa foi tomada após o discurso na Câmara Municipal de Manaus (CMM) do prefeito Arthur Virgílio Neto, onde ele ressaltou a importância das feiras e dos mercados para o desenvolvimento da cidade. De acordo com o prefeito, já está na hora de Manaus ter gestão mais profissional destes locais públicos, que também têm capacidade de atrair turistas.

Já na próxima segunda-feira, 18, a Sempab iniciará, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), três oficinas que darão suporte administrativo aos comerciantes. Os cursos ‘Sei comprar’, ‘Sei vender’ e ‘Sei controlar meu dinheiro’ fazem parte da primeira de muitas outras etapas que farão parte do plano de gestão elaborado para administrar as feiras. Ao todo serão oferecidos 15 cursos totalmente grátis, com participação direta de 20 permissionários por fase, elevando assim a qualidade individual.

A DVisa ainda determinou que normas de higiene sanitária, em fase de estudo, serão colocadas numa cartilha e distribuída para cada feirante. Além das normas, está sendo elaborado fardamento adequado para uniformizar e melhorar o desempenho de todos. O uso da roupa e as regras de higiene serão obrigatórias.

“Todos precisam estar integrados para que o serviço obtenha sucesso. Nos também vamos realizar palestras com os administradores das feiras no sentido de orienta-los sobre o código de vigilância”, disse Ângela Gisele Giffoni, Fiscal da Dvisa.

O subsecretário da Sempab, Joaquim Lucena, comentou que mutirões de limpeza, estão sendo implantados e que o fardamento e os cursos oferecidos mostram o tipo de gestão que o prefeito espera desenvolver. “É determinação do prefeito Arthur, dar uma cara nova para as feiras e mercados. Estamos iniciando esse processo”, finalizou Lucena.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.