Prefeitura inicia mapeamento de áreas de risco

Amazonianarede – Semcom

A Prefeitura de Manaus iniciou o mapeamento das famílias que moram em áreas de risco. O bairro Mauazinho, na zona Leste, foi o primeiro local a receber, na manhã desta sexta-feira, 18, a visita dos agentes da Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).

Na rua São José, aproximadamente 600 residências estão construídas nas proximidades de um barranco. De acordo com o subsecretário da Defesa Civil, capitão Aníbal Gomes, a localidade concentra grande parte das áreas de risco pela própria topografia irregular do terreno.

“Essa é a nossa missão de caráter preventivo com o levantamento das áreas mais críticas e das residências em risco de desabamento. Em casos urgentes, ocasionados pelas chuvas, as equipes já estão preparadas para o pronto atendimento”, afirmou.

Junto com os agentes da Defesa Civil, técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) vão de casa em casa fazendo o levantamento socioeconômico, para saber as reais necessidades das famílias e nortear o programa de assistência municipal.

“Temos que verificar como as famílias vivem, do que precisam e quais suas expectativas para deixar as localidades com perigo de desmoronamento. Caso necessário, cuidamos da retirada imediata dos moradores, que são encaminhando para o programa municipal Auxílio Moradia”, explicou Ana Lúcia Holanda, subsecretária da Semasdh.

(REPORTAGEM: Alita Menezes)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.