Prefeitura inaugurou a galeria Espírito Santo, o primeiro dos três shoppings populares da cidade

Novo espaço já está funcionando
Novo espaço já está funcionando

Manaus – Após várias rodadas de negociações e com a prefeitura oferecendo diversas vantagens aos vendedores ambulantes (camelôs) que entulhavam o centro histórico de Manaus, com bancas nas calçadas praticando um comércio completamente irregular e causando uma péssima impressão para quem visitava a capital, esses trabalhadores que atuavam na informalidade, passam agora ser empreendedores, ganham um espaço para trabalhar com dignidade, com a entrada em funcionamento da galeria Espírito Santo.
Com essa ação, o prefeito Arthur Neto (PSDB) que quando foi prefeito ela primeira vez, há pouco mais de vinte anos ordenou o centro, com a retirada dos camelôs, cumpre agora mais uma promessa de campanha e começa a colocar em prática a ordenação dos ambulantes do centro, com a inauguração do primeiro shopping popular da cidade a Galeria Espírito Santo, ocorrida ontem no final da tarde, com mais de 300 boxes comercias,

Outros espaços estão sendo preparados para entrarem em funcionamento em breve e dessa forma resolver de uma vez por todas o problema dos camelôs que atuam de forma desordenado no comércio ambulante.

Atrações artísticas

Com direito a festa com várias atrações, o primeiro dos três shoppings populares que receberão os comerciantes do Centro de Manaus foi inaugurado nesta sexta-feira, 1º de agosto. Localizada na esquina entre as ruas Joaquim Sarmento e 24 de Maio, Centro, a Galeria Espírito Santo abrirá as portas para abrigar os mais de 300 empreendedores que ocuparão o espaço. A festa aconteceu na rua 24 de Maio, em frente ao prédio.

O evento foi aberto ao público e começou com a apresentação do DJ Marquinho Leão. Em seguida, começou a mistura de sons do grupo Orquestra de Beiradão do Amazonas (OBA), que já se apresentou no Paraná em maio deste ano, durante o Festival Sesc de Música Cidade Canção. Embora seu estilo seja instrumental, o grupo se destaca por se inspirar no beiradão, gênero popular no Amazonas entre as décadas de 1970 e 1980.

A noite também contou com outros dois nomes que vêm se sobressaindo na cena musical da região: a cantora parintinense Márcia Novo, que brinca com estilos que vão desde o boi-bumbá ao samba-rock e o pop; e o grupo Cordão de Marambaia, que traz uma pegada regional e festiva com influências de ritmos como carimbó, marabaixo e baião.

Para terminar a festa em grande estilo, a banda Forró Gaiato sobiu ao palco, e fez o público dançar. Com cinco anos de história, a Forró Gaiato já é conhecida do público manauara, e possui três discos no repertório, além de dois DVDs ao vivo gravados em casas noturnas da cidade.

02-08galeria1A primeira

A Galeria Espírito Santo é a primeira obra concluída do projeto Viva Centro Galerias Populares, lançado este ano pela Prefeitura de Manaus. O prédio receberá os empreendedores previamente cadastrados pela Secretaria Municipal do Centro (Semc), vindos de áreas como as avenidas Eduardo Ribeiro e Sete de Setembro e a Praça da Matriz.

O espaço, com mais de três mil metros quadrados, terá 323 lojas, incluindo praça de alimentação, casa lotérica e o serviço de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) municipal.

Requalificação

A retirada dos trabalhadores informais das ruas faz parte do projeto de requalificação do centro da cidade, anunciado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no início de seu mandato. Com estes, já são 832 camelôs que devolvem as calçadas à população.

A Galeria Espírito Santo, que integra o projeto Viva Centro Galerias Populares, vai abrigar 323 empreendedores. São 3.045 metros quadrados de área construída, com 323 espaços comerciais disponibilizados, incluindo Lojas, Quiosques, Praça de Alimentação, Serviços Públicos e Escada Rolante. O investimento é da ordem de R$5.652.960,77.

A galeria dos Remédios, em obras na rua Miranda Leão, com previsão de entrega para setembro, vai abrigar mais 361 trabalhadores. Já o Shopping T4, que está sendo construído na zona Leste, com previsão de entrega para janeiro de 2015, vai receber mais 761 novos empreendedores.

Amazonianarede – OsnyAraújo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.