Amazonianarede – Semcom
A Prefeitura de Manaus vai inaugurar nesta terça-feira, 02, às 10h, o Centro Municipal de Atenção Integrada ao Autista.
Resultado da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Saúde (Semsa) e Educação (Semed), o Centro Municipal, localizado na rua 18, nº 380, bairro Alvorada II, vai oferecer atenção multiprofissional às pessoas com autismo. O espaço foi criado em outubro do ano passado e será reinaugurado com melhorias e pronto a oferecer serviços socioassistenciais e de saúde a pessoas com autismo, através de uma equipe multidisciplinar de profissionais como assistentes sociais, psicólogos, professores de educação especial, educação física adaptada, pediatras, fisioterapeutas e odontólogos.
A reinauguração do Centro faz parte das atividades que vêm sendo realizadas em parceria com diversas entidades ligadas ao autismo atuantes em Manaus, para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Ainda nesta terça-feira, às 19h, no auditório João de Mendonça Furtado, da Prefeitura de Manaus, haverá o lançamento de iluminação dos monumentos com as cores da campanha.
O Município vai ter uma semana, de 02 a 07 de abril, dedicada ao tema, com várias atividades programadas, entre elas um ciclo de palestras dirigidas a profissionais que lidam com o autismo, professores e alunos; e atividades recreativas no complexo André Vidal. Todas as atividades programadas foram discutidas com as entidades parceiras. A Semana Municipal de Conscientização do Autismo vai proporcionar e incentivar a discussão e a conscientização sobre o autismo na sociedade e a intenção da Prefeitura de Manaus é torná-la permanente no calendário do município.
O Centro
“A Semsa, Semed e a Semasdh firmaram a parceria visando atender de forma integral às necessidades da população autista, montando o quadro de recursos humanos da forma mais completa possível”, explicou Evandro Melo.
A instituição vai atuar oferecendo também uma estrutura com quadra poliesportiva, piscina, consultório odontológico e consultório clínico. A intenção é oferecer atendimento para pessoas na faixa etária de seis meses a 14 anos de idade, realizando o diagnóstico precoce, o atendimento clínico continuado e atuando na preparação para a inclusão escolar.
Autismo
O autismo é um transtorno de desenvolvimento marcado por três características principais:Inabilidade para interagir socialmente; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se; Padrão de comportamento restritivo e repetitivo. A pessoa com autismo pode apresentar quadros de intensidade variável, entre leve ou grave. O diagnóstico normalmente é feito antes de a criança completar três anos, quando os sintomas mais comuns começam a ficar evidentes.
Existem diferentes teorias e hipóteses sobre as causas do autismo, não havendo resultado conclusivo, mas alguns estudos indicam que o transtorno tem como causa múltiplos fatores, incluindo questões biológicas e genéticas.
Atendimento
A Semsa já oferece atendimento para pessoas autistas através do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), localizado na zona Leste. Mas, além de atender autistas, o CAPSI também é direcionado para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, ou com histórico de uso de álcool e outras drogas.
O CAPSi atende atualmente 700 crianças e adolescentes cadastrados menores de 18 anos, sendo que a maior parte do público atendido é formada por pessoas autistas e pessoas que sofrem com esquizofrenia, depressão, déficit de atenção ou hiperatividade.
O atendimento pelo CAPSi é feito através de demanda espontânea ou de encaminhamento pela rede ampliada de assistência, incluindo os serviços de saúde, de serviço social ou de justiça. O quadro de profissionais inclui médico, assistente social, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, enfermeiro, educador físico e farmacêutico.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
Foto: Altemar Alcantara / Semcom