Prefeitura faz acordo com feirantes do entorno do Adolpho Lisboa

(Foto: Sérgio Costa)

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, confirmou para o dia 24 de outubro, aniversário da cidade, a inauguração das obras de reforma do histórico mercado Adolpho Lisboa, no centro, após sete anos, por isso a Prefeitura está tomando algumas providências para que todo o cronograma possa ser cumprido de forma tranquila.

Ontem, o secretário do Centro da Cidade, Ralfael Assayg, responsável pelas obras de reestruturação e reurbanização do centro da capital, reuniu com os feirantes que, desde o início das obras passaram a trabalhar no entorno do mercado, para alguns ajustes a fim de que as obras no local possam ter continuidade.

No início da reunião com o secretário, havia muita expectativa e uma certa ansiedade sobre o futuro de quem trabalha no entorno do Adolpho Lisboa e a maior preocupação era com a continuidade dos negócios.

O secretário, além de garantir vagas no “novo mercado” para os 178 feirantes que atuam no local, ainda deu outra grande notícia. Anunciou que já a partir de segunda-feira terão de deixar o local livre para que a Prefeitura avance com as obras de urbanização no entorno do mercado.

Termo de Compromisso

O termo de compromisso prevê que os 178 feirantes receberão ajuda de custo de R$ 2 mil por mês, durante o tempo que ficarão afastados de suas atividades comerciais.

Enquanto isso, eles participarão do curso de idiomas oferecido pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM) e em um dos cursos profissionalizantes proporcionados pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

De acordo com a prefeitura, além do ensinamento de noções na língua inglesa, serão oferecidos quatro módulos do curso de Atendimento ao Cliente, voltados para a história e arquitetura do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, manipulação de alimentos, gestão de negócios, administração de estoque, entre outros.

As aulas serão vespertinas e noturnas, entre os dias 16 de setembro e 11 de outubro, na Escola Estadual Vicente Schettini, localizada na Rua Alexandre Amorim, no bairro Aparecida.

Ao término dos cursos, todos receberão certificados e poderão retornar ao Mercadão para iniciar a organização de suas bancas e preparar o local para inauguração em pleno funcionamento no dia 24 de outubro.

Os feirantes saíram satisfeitos da reunião com o secretário Rafael Assayg e se comprometeram a ajudar a Prefeitura na manutenção do mercado Adolpho Lisboa, que além de ser um prédio histórico, uma bela arquitetura e um verdadeiro monumento da cidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.