Prefeitura entrega mais sete “Casonas de Saúde”

Casona da Saude

Casona da Saude

Amazonianarede – Semcom

A Prefeitura de Manaus entregou, nesta sexta-feira (30), mais sete Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), construídas no novo padrão ampliado de 130 metros quadrados e com a oferta de mais serviços às comunidades de suas respectivas áreas de cobertura. Das sete “Casonas de Saúde” – como são popularmente conhecidas as UBSFs de padrão ampliado –, seis ficam na zona Norte da cidade e uma na zona Oeste. Em visita às unidades, o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, informou que o atendimento à população terá início na segunda-feira (3).

As UBSFs ampliadas estão sendo construídas para substituir as antigas “Casinhas de Saúde” de apenas 32 metros quadrados e, também, para levar as ações da Estratégia Saúde da Família a áreas da cidade que ainda não contavam com a cobertura do serviço. É o caso, por exemplo, de quatro das sete unidades inauguradas nesta sexta-feira: a UBSF N-54, localizada no conjunto João Paulo II;UBSF N-55, conjunto Buriti, ambas no bairro Nova Cidade; UBSF N-56, da comunidade Lago Azul; e UBSF O-46, no Parque São Pedro.

Além das quatro unidades que representam a expansão da Saúde da Família, foram inauguradas as UBSFs N-14, na comunidade Nossa Senhor do Perpétuo Socorro, bairro da Cidade Nova; N-23, no bairro Colônia Terra Nova; e N-41, no Nova Cidade. “Estas unidades estão substituindo ‘Casinhas de Saúde’ que funcionavam em imóveis antigos”, frisou Deodato.

Mais serviços

Com as novas “Casonas de Saúde” já chega a 44 o número de UBSFs funcionando no novo padrão ampliado. Deodato disse que este número deve chegar a 50 unidades até o final deste ano. As “Casinhas de Saúde” atuais oferecem consultas médicas, de enfermagem e visitas domiciliares. A estrutura ampliada do novo modelo de UBSF permite que as famílias cadastradas na unidade passem a receber, também, atendimento odontológico, além de ter acesso aos serviços de coleta de exames e imunização. Nebulização, curativo e acesso à farmácia básica também passam a ser oferecidos em espaços físicos adequados, dentro dos parâmetros preconizados pelo Ministério da Saúde.

Cada UBSF acompanha um número definido de pessoas (entre 4 mil e 5 mil usuários), que vivem em uma área geográfica delimitada. O atendimento é feito na própria unidade de saúde e, também, em visitas domiciliares. A Estratégia Saúde da Família inclui ações de promoção à saúde e de prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos mais comuns.

(FOTOS: JEFFERSON IMBELONE)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.