
Manaus, AM – Com o tema “Acessibilidade pra mim e pra você”, encerrou-se na manhã deste domingo, no Calçadão da Ponta Negra, a Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A semana foi promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Instituto Municipal de Transporte Urbano (EMTU) e Manaustrans.
O secretário da Semjel, Sildomar Abtibol, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Manaus por meio da Semjel, ofertando aulas de ginástica, natação e outras atividades física a crianças, especialmente aquelas com autismo e também com deficiências físicas e motoras. “Mais de 1.500 crianças e jovens com deficiência estão sendo atendidas na atual administração. O prefeito Arthur Neto pediu prioridade para essa questão”, afirmou.
Ele disse, ainda, que é uma alegria ver as mães, que tanto lutam pelos direitos dos filhos nessa condição, terem a certeza de um atendimento digno e supervisionado por profissionais da área.
As crianças com deficiência são atendidas nas atividades esportivas no Centro de Esporte e Lazer (CEL) do Eldorado, do Ninimberg Guerra e na Mini Vila Olímpica do Coroado, entre outros. As atividades acontecem até aos sábados.
Para marcar a celebração do Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, que se comemora na segunda-feira, 21, a partir de 7h, a Seped realizará ação de panfletagem em seis pontos: Orla da Manaus Moderna, Terminais de ônibus T3, T4, T5, rotatória do Conjunto Eldorado e no Posto 700 (cruzamento da Djalma com rua Pará).
Amazonianarede-Semcom