Prefeitura e Governo do Estado promovem “Balaio Cultural da Educação”

09-06balaioA Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas vão promover, entre os dias 16 e 26 de junho, a primeira edição do Balaio Cultural da Educação. O projeto será desenvolvido pelas secretarias de Educação do município (Semed) e do Estado (Seduc) e destina-se a todos os profissionais da área que atuam na capital amazonense. O projeto conta com atividades culturais gratuitas, que serão disponibilizadas de forma inédita.

“Esse projeto é uma semeadura. Hoje, estamos oferecendo programações culturais, mas quem sabe amanhã, estes professores não estejam fazendo viagens para o exterior, numa espécie de intercâmbio. É uma política que tem tudo pra evoluir. Foi uma ideia muito bem bolada pelos nossos secretários de educação do estado e do município”, declarou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

De acordo com o governador José Melo, a programação foi criada exclusivamente para atender os profissionais da educação de forma a valorizar o conhecimento. A ideia é que o evento seja oferecido nos períodos de recesso e férias dos servidores da Semed e Seduc.

“A atividade cultural é muito importante, principalmente na vida de um educador. Aqui no Amazonas isso só é possível porque as políticas públicas estabeleceram termos teatros e outros locais onde isso pode acontecer”, afirmou José Melo.

Ao todo, serão 17 atividades culturais entre sessões de cinema, óperas, shows, danças, exposições e palestra. Para participar, os profissionais devem entrar no site da Semed (http://semed.manaus.am.gov.br) ou da Seduc (http://www.educacao.am.gov.br) a partir desta terça-feira, 10, para se inscrever na atividade cultural que desejar acompanhar. Basta informar o número do CPF, tendo também a opção de cadastrar um acompanhante. Após o processo será gerado um código de inscrição que deverá ser apresentado no dia do evento escolhido.

Programação

A abertura do ‘Balaio Cultural da Educação’ acontecerá, às 18h da próxima segunda-feira, 16, com a apresentação do espetáculo Pop-Ópera pela Amazonas Filarmônica, no Teatro Amazonas.

As inscrições iniciam nesta quarta-feira, dia 11. Haverá ainda “Herança Africana”, às 18h, no Teatro Amazonas. O espetáculo é apresentado pelo Balé Folclórico do Amazonas e faz um resgate dos ritmos que influenciaram a dança brasileira e originaram um dos gêneros mais expressivos da cultura negra, o samba.

Nos dias 20 e 24, o Shopping Ponta Negra abrirá as portas mais cedo para receber os educadores para sessões de cinema gratuitas com os filmes que estarão em cartaz. A programação inicia a partir das 9h. Durante o dia, também haverá as apresentações musicais de Lucinha Cabral, Serginho Queiroz, Official 80 e Grupo Imbaúba e o poeta Celdo Braga, no centro de compras. Os educadores poderão se inscrever apenas em um dos dois dias das sessões de cinema.

E para encerrar, no dia 26, haverá um momento de recreação para educadores e filhos com apresentação do espetáculo ‘A Branca de Neve’, da Companhia de Teatro Metamorfose e presença dos personagens do filme ‘Frozen – Uma Aventura Congelante’, das 8h às 11h, no Parque Cidade da Criança, no Aleixo, zona centro-sul de Manaus. Ainda pela manhã, haverá programação no Teatro Século, localizado na Avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, zona oeste.

No local, haverá o show de humor de Márcio Braga, seguido pela palestra do ‘Contador de Histórias’, Roberto Carlos Ramos. Roberto é pedagogo, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduado em Literatura Infantil pela PUC-MG, membro da Associação Internacional dos Contadores de Histórias e Valorizadores da Expressão Oral Mundial, sediada em Marselha (França). Em 2001 foi eleito como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade em Seattle, nos Estados Unidos. A programação será das 8h às 11h e, apenas nesta atividade não serão disponibilizadas vagas para acompanhantes dos educadores.

Reportagem: Leonardo Fierro e Ademar Vieira – Foto: Karla Vieira

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.