Manaus – A Prefeitura vai realizar novas audiências públicas para discutir o Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus. A sugestão foi dada pelo Ministério Público Estadual, na manhã desta terça-feira, 30, em audiência realizada no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
A prefeitura deve solicitar um prazo de 90 dias para encaminhar o novo Plano à Câmara Municipal de Manaus. Nesse período, cada zona da cidade deve discutir e apresentar ações e metas para atender as necessidades da cidade como, por exemplo, investimentos para o saneamento ambiental.
“Nós não temos o interesse de atropelar as consultas populares. Se o grupo achou necessário um prazo maior para as discussões, a gente se curva. Na nossa visão, a CMM complementaria essas oitivas populares, mas se há interesse e motivação para continuação das audiências dentro do âmbito do executivo, nós vamos fazê-las”, declarou o diretor-presidente do Implurb, Roberto Moita.
No ano passado foi determinado que o documento determinado um prazo de seis meses para que a prefeitura fizesse a revisão do Plano e mais seis meses para a aprovação do mesmo, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). O prazo de análise no Implurb termina agora em maio, uma vez que o documento foi devolvido ao órgão em novembro de 2012.
Durante o processo de revisão feito pela equipe técnica e jurídica do Implurb foram feitas 350 alterações.
Reportagem: Leonardo Fierro / Foto: Altemar Alcântara