Prefeitura de Manaus lança projeto de preparação para aposentadoria de servidores

Prefeitura de Manaus lança projeto de preparação para aposentadoria de servidores

A Prefeitura de Manaus lançou o projeto-piloto de implantação do Programa de Preparação para   (PPA) para servidores públicos municipais. Dentro do planejamento da Manaus Previdência, as fases de organização do processo vão obedecer a temas que incluem reflexões sobre a importância da preparação da aposentadoria, legislação previdenciária municipal, planejamento financeiro e familiar (o empreendedorismo como fonte de renda), reflexões sobre o envelhecimento, passeio cultural e a família como rede de suporte na aposentadoria.

“A previdência é tratada como muita seriedade na nossa gestão, o cuidado com o futuro daqueles que deram sua contribuição para Manaus é algo sagrado e, por isso, temos hoje uma das previdências mais equilibradas do país. E esse projeto de preparação para a aposentadoria é mais um passo na direção da qualidade de vida e valorização dos nossos servidores”, destacou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O lançamento do projeto-piloto foi realizado nesta terça-feira, 31/7, no auditório ‘Deodato de Miranda Leão’, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na avenida Mário Ypiranga, Adrianópolis, zona Centro-Sul. As orientações foram passadas para dois grupos de servidores, em dois horários, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. A série de palestras é organizada pela Manaus Previdência e traz informações sobre a aposentadoria.

“A intenção é organizar esse processo para que caminhe de forma tranquila, tendo como suporte fundamental profissionais que vão estar preparados para algumas ações dentro do planejamento da previdência municipal”, salientou o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira Neto. Segundo ele, o processo deve iniciar dois anos antes do prazo determinado por lei para a aposentadoria.

Conforme o Departamento de Gestão do Trabalho da Semsa (Dtrab-Semsa), em 2018, já foram  concedidas 123 aposentadorias, havendo outros 147 processos em andamento, que devem ser completados ainda este ano. Para o subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento, Jean Abreu, a aposentadoria é um período delicado na vida do servidor e, por isso, deve ter um suporte multidisciplinar adequado para cada caso.

“O projeto-piloto do PPA ocorre dentro de nossa secretaria por sermos uma das maiores do funcionalismo municipal, com mais de 11 mil servidores. Como parte das ações, haverá orientações nos aspectos psicossocial, financeiro e de legislação previdenciária, agregando informações para que os pré-aposentandos possam desenvolver novas ações após o término da jornada laboral”, afirmou Jean.

Em 2019, outras secretarias vão passar pelo mesmo planejamento que privilegia quem já está no caminho merecido da aposentadoria.

Atualmente, o homem pode se aposentar com 35 anos e a mulher com 30 anos de contribuição previdenciária. O homem deve ter, no mínimo, 60 anos de idade e a mulher 55.  Se a aposentadoria for por idade, o homem deve ter 65 e a mulher 60 anos.

Amazonianarede-Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.