Prefeitura de Manaus inicia recadastramento do Bolsa Família

Amazonianarede – Semcom

Manaus – Começou na manhã desta segunda-feira (4) o recadastramento dos usuários do programa Bolsa Família. Aproximadamente 700 cadastros foram realizados até o meio dia, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), localizada na avenida Ayrão, no Centro de Manaus.

O atendimento começou às 8h e a expectativa era que até o final do dia 1,5 mil famílias fossem atendidas. Os interessados também podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados nas diversas zonas da cidade. As 35 mil famílias que começaram a receber o benefício em 2011 devem atualizar seu cadastro até o fim do ano para não perderem o direito de receber a ajuda de custo mensal do Governo Federal.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, o resultado do atendimento se deve ao trabalho de uma equipe de 53 servidores que estão atuando em regime de rodízio para atender todas as pessoas que chegam até a sede da Semasdh. A secretária garantiu que todo o esforço será feito para par um atendimento ágil e eficiente, com o melhor acolhimento a todos que vierem realizar o recadastramento do Programa Bolsa Família.

“Gostaria de lembrar para as pessoas que devem fazer seu recadastramento, sobre tudo, as mães com filhos pequenos, que se dirijam aos CRASs. Receberemos todos que procurarem nossa sede, mas os Centros de Referência estão habilitados para fazer esse atendimento, sendo uma opção mais cômoda, sem que a pessoa precise se afastar muito de sua residência”, destacou Goreth Garcia.

O recadastramento é destinado aos beneficiários que fizeram seu primeiro cadastro no ano de 2011 e também aos que já são cadastrados, porém não atualizaram suas informações nos anos de 2011 e 2012. O atendimento aos usuários será realizado de acordo com um calendário baseado no Número de Inscrição Social (NIS), onde os de finais 1 e 2 serão atendidos no mês de março, os finais 3 e 4 em abril, 5 e 6 em maio, 7 e 8 em junho, 9 e 0 em julho. É importante registrar que o número final a ser considerado é o último dos 11 números seguidos que vêm abaixo do nome do beneficiário.

Para se recastrar, é preciso ter em mãos todos os documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), bem como a Certidão de Nascimento e Comprovante Escolar atualizado dos filhos, além de uma conta de água, luz ou telefone. A dona de casa Jucineia Nunes Batalha, 60, foi uma das pessoas atendidas no primeiro grupo de atualização cadastral e disse que o dinheiro recebido pelo Bolsa Família é fundamental para investir na formação do filho adolescente.

“Eu pago tudo que ele precisa, desde o material escolar, vale-transporte, alimentação, cursinho, até roupas. Essa ajuda é muito importante para garantir o futuro do meu filho”, afirmou.

CRASs habilitados para o recadastramento
ALVORADA 1 – funcionando temporariamente na Feira Coberta: rua Prof. Abilio Alencar
ALVORADA 3 – rua 13, s/n, Campo do Buracão
REDENÇÃO – rua Olinda com Bagé, s/n (próximo à UBS)
UNIÃO – funcionando temporariamente no CSU do Parque 10
MUTIRÃO – rua 4, quadra 5, nº 85 (próximo ao 6º Batalhão)
CACHOEIRINHA – funcionando temporariamente na Casa Cidadão Petrópolis: rua 3, s/n (final da linha de ônibus 610)
BETÂNIA – rua São Lázaro, nº 26 (atrás do Baratão da Carne)
CRESPO – rua Magalhães Barata, beco Olaria, s/n (entrada pela rua em frente ao CECOMIZ)
SÃO JOSÈ 3 – rua 4, s/n (vizinho ao Campo do Bahia)
SÃO JOSÉ 4 – rua Marginal, s/n (rua do SAMU)
GLÓRIA – rua São Bento
ALFREDO NASCIMENTO – funcionando temporariamente na UBS 42: Aliança com Deus, rua Jordão, nº 42
COMPENSA 1 – rua Paraguaçu, nº 66, Vila da Prata
COMPENSA 2 – rua da Prosperidade, s/n (próximo ao terminal de ônibus 113)
JORGE TEIXEIRA – funcionando temporariamente na Casa Cidadão Braga Mendes: rua Paraibano, s/n (ao lado Casinha de Saúde)
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – funcionando temporariamente no Clube de Mães Favo de Mel: avenida Camapuã, s/n
TERRA NOVA – funcionando temporariamente na Associação do Bairro Terra Nova: praça Marly Garganta
CRAS CIDADE NOVA – rua C, qd 67, nº 47, Conjunto Francisca Mendes

REPORTAGEM: Alita Menezes (Semcom) e Alberto Fermin(Semasdh)
FOTO: Manoel Vaz

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.