Prefeitura de Manaus divulga a programação no “Outubro Rosa” nas Unidades Básicas de Saúde

Prefeitura de Manaus divulga a programação no “Outubro Rosa” nas Unidades Básicas de Saúde

Durante todo o mês, exames e palestras serão promovidos em alusão à campanha

Manaus, AM – A Prefeitura de Manaus abriu a programação alusiva ao “Outubro Rosa”, mês de sensibilização e alerta às mulheres sobre o câncer de mama e ao maior compartilhamento das informações da doença, que é a primeira causa de câncer nas mulheres no mundo. Em Manaus, a campanha chama atenção, ainda, para a prevenção do câncer do colo uterino, por ser o que atinge as mulheres amazonenses.

Ao longo do mês as   Básicas de Saúde (UBSs) intensificarão as ações referentes à temática, com abordagem de todos os sujeitos a quem as atividades se destinam: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com a vacina contra o HPV); mulheres de 25 a 64, com exames preventivos; e mulheres  de 50 a 69, com exames de mamografia; além da população em geral com atividades educativas. As Unidades Móveis de Saúde da Mulher estarão localizadas em pontos estratégicos da cidade.

Importância da prevenção

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, ressaltou a importância da prevenção e pediu a todos que ajudem na divulgação da necessidade de realização de exames. “Peço a todos que falem com suas famílias, com seus amigos, seus vizinhos que as mulheres precisam fazer o preventivo e a mamografia, porque infelizmente, aqui na região Norte, a incidência do câncer do colo do útero ainda é muito alta”, informou.

Na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na zona Centro-Sul, durante a primeira semana de outubro, estará acontecendo a exposição “A Mulher e o Câncer do Colo do Útero”, organizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Até a próxima, segunda-feira (8) uma Unidade Móvel de Saúde estará oferecendo exames de mama e preventivo na Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas das Mulheres, localizada na rua Araxá, conjunto Duque de Caxias, Flores, zona Centro-Sul.

Nesta terça-feira (2), será realizada uma ação de saúde no Shopping Phelippe Daou, na zona Leste. Na próxima sexta-feira (5), a Unidade Básica de Saúde Frei Valério, na rua Bom Jesus, no Novo Israel, zona Norte, abrirá as portas para receber as mulheres, oferecendo consultas, exames e ações de educação em saúde.

Panfletagem

Para o dia 17, estão programadas panfletagens, no horário das 7h às 8h30, na avenida Grande Circular, próximo à rua do Fuxico, Jorge Teixeira, e na rotatória do Eldorado, zona Centro-Sul. E nos dias 19 e 26, as edições do projeto “Saúde nas Galerias”, que ocorrem nas galerias populares do Centro, serão voltadas à temática “Rosa”, como parte das ações previstas na programação.

No dia 20, um sábado, 55 Unidades de Saúde da Semsa terão programação especial totalmente voltada à prevenção, em atividade denominada “Outubro OdontoRosa”, tendo como foco não só os cânceres do colo do útero e de mama, mas também a avaliação e prevenção ao câncer bucal, além de ações educativas e vacina anti-HPV.

O encerramento do “Outubro Rosa” ocorrerá no dia 31 de Outubro, às 18h, com a “Caminhada das Vitoriosas” no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste.

As ações do “Outubro Rosa 2018” serão coordenadas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS) e terá a participação das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Limpeza (Semulsp), Educação (Semed), Comunicação (Semcom), Infraestrutura (Seminf), de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), da Mulher e Direitos Humanos (Semmasdh), e Casa Militar, além da Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Eventos (Manauscult) e Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

 Movimento

Anualmente é celebrado no mês de outubro o movimento denominado “Outubro Rosa” que teve início nos Estados Unidos, na década de 90. No Brasil, a partir de 2002, passou a ser realizado, inclusive dando ênfase também ao câncer do colo do útero, que atualmente é a primeira incidência de câncer nas regiões Norte e Nordeste do país.

No Amazonas, o câncer do colo do útero está à frente do câncer de mama em incidência, sendo causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus humano – HPV (chamados oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e, na maioria das vezes, não causa doença. Em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Essas alterações das células são descobertas no exame Papanicolau (conhecido também como preventivo) e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Amazoninarede

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.