Prefeitura celebra acordo com MTE e Carteira de Trabalho será informatizada no Sine

(Reportagem: Michelangelo Botto)

Em breve os trabalhadores de Manaus poderão solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) informatizada. O maior benefício do novo documento está na segurança, pois na carteira manual as informações são preenchidas à mão.

Para viabilizar o serviço, a superintendência regional do Ministério do Trabalho no Amazonas e a Prefeitura, através da Semtrad, firmaram um acordo de cooperação técnica que já está valendo. Três funcionários da secretaria com conhecimento em informática vão passar por treinamento específico para executar os novos serviços.

O objetivo das mudanças é dificultar rasuras e evitar fraudes contra o Seguro-Desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e os benefícios previdenciários. “Com a nova carteira, iremos inibir as fraudes e isso será um ganho para o trabalhador. O município também sai ganhando com a redução dos custos”, explica Dermilson Chagas, superintendente regional do órgão.

O novo documento tem capa azul em material sintético mais resistente que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável protegendo à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo – os dados mais visados por falsificadores. A vantagem é que todas as informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na carteira no momento da emissão.

Além da segurança, a informatização facilita a identificação dos trabalhadores por meio de uma base única de dados. Em caso de extravio do documento, o trabalhador poderá pedir uma nova via em qualquer posto do MTE, em qualquer unidade da federação.

No primeiro semestre, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) emitiu no estado mais de 114 mil carteiras profissionais. O Sine Manaus, em nove meses, expediu 16.363 carteiras, na versão manual.

De acordo com o secretário Guto Rodrigues, esses números devem dobrar a partir do funcionamento do novo sistema informatizado. “Por conta da proximidade do natal, o mês de outubro começa ser bem mais acentuada a procura por emprego. Consequentemente as nossas agencias receberão uma maior quantidade de jovens em busca de retirar pela primeira vez a carteira, agora totalmente informatizada”, ressalta.

Guto disse ainda, que a celeridade do convênio entre a Prefeitura e o Ministério irá proporcionar um documento moderno e eficaz. “A carteira é um portal para o trabalho formal, assegurando todos os direitos para as pessoas que estão em busca de emprego e renda, aumentando as oportunidades”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.