Prefeitura atende famílias atingidas por alagamento

PMM socorre alagados

PMM socorre alagados

Amazonianarede – Semcom

Manaus – Técnicos da Defesa Civil de Manaus constataram que as casas afetadas pelo alagamento provocado pelas fortes chuvas da última quinta-feira, 07, no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte, não correm risco de desabamento. O laudo é baseado no estudo concluído na manhã desta sexta-feira, 08. Duas famílias que haviam sido orientadas a sair das residências, como medida preventiva, já retornaram para casa, após a avaliação constatar que o local não oferece riscos. Ao todo, 52 famílias tiveram perdas materiais.

A ação de auxílio às famílias contou com o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) que além de realizar o cadastro social dos moradores, fez a doação de 104 colchões, sendo 49 de casal e 55 de solteiro. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) empregou 50 garis para fazer a limpeza do leito e desentupir a galeria, que pelo acúmulo de lixo, resultou no alagamento. Foram removidas cinco caçambas de lixo.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou o fumacê na área após detectar a presença de focos de larvas do mosquito da dengue e também do caramujo africano. Um engenheiro da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminfh) foi enviado ao local para avaliar como será feita a remoção da areia que está acumulada na área e como impedir a erosão, que já se encontra em estágio avançado.

“De posse dos relatórios elaborados pelos técnicos da Defesa Civil, baseados nos casos que têm ocorrido em vários pontos da cidade, nós vamos montar um planejamento para retirar o lixo desses locais, a partir de novembro, antes do início do período chuvoso. Com isso, nós esperamos evitar os alagamentos e diminuir os riscos à vida da população”, afirmou o subsecretário da Defesa Civil de Manaus, capitão Aníbal Gomes.

Até a manhã desta sexta-feira, 26 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil de Manaus, entre elas: 17 de alagamento; 03 deslizamentos de barranco; 04 vistorias de residências e 02 riscos de desabamento de muro.

Reportagem: Leonardo Fierro
Foto: Defesa Civil de Manaus

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.