Prefeitura apoia e Manaus sediará encontro nacional de Artesãos

Com apoio da Prefeitura, \manaus sediará Enconro Nacional de Artsanato

 

 

Com apoio da Prefeitura, \manaus sediará Enconro Nacional de Artsanato
Com apoio da Prefeitura, Manaus sediará Encontro Nacional de Artesãos

Manaus, AM – Organizado a cada dois anos, o 8º Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos (Contrarte) será realizado, em Manaus, no ano que vem. A escolha da capital amazonense para sediar o evento foi anunciada esta semana pelo Fórum Municipal de Economia Solidária (Ecosol), entidade formada por representantes de várias coordenadorias, entre as quais, a dos artesãos.

O sucesso obtido na organização da Copa do Mundo em 2014 e a própria inclusão da cidade como local de seis jogos do futebol olímpico (quatro masculinos e dois femininos), em 2016, foram apontados como fatores preponderantes para a escolha.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), é uma das instituições parceiras na organização do encontro, que será realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil (CNARTS), em data ainda a ser definida. O objetivo é contribuir para o futuro do artesanato, estabelecer os rumos das organizações e o fortalecimento da categoria.

“Além de um povo receptivo e uma prefeitura que tem melhorado a estrutura da cidade, para receber os turistas tanto do Brasil quanto do exterior, temos essa exuberância natural como atrativo para realizar grandes eventos, e o Contrarte está entre eles”, destacou o diretor do Departamento de Economia Solidária (DES) da Semtrad, Virgílio Melo.

De acordo com a coordenadora do Ecosol, Daniele Serrão, o 8º Contrarte pretende debater, entre outros assuntos, o fortalecimento da categoria, com ênfase na aprovação da Lei n.º 13.180/2015, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de artesão.

Delegados

O Contrarte reúne artesãos delegados eleitos em seus respectivos estados por meio dos Congressos Estaduais, organizados pelas federações, os quais terão direito a voz e voto.

No ano passado o congresso foi realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, com a participação de 810 delegados, além de convidados e ouvintes.

Amazonianarede-Semcom

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.