
Manaus, AM – Organizado a cada dois anos, o 8º Congresso Nacional dos Trabalhadores Artesãos (Contrarte) será realizado, em Manaus, no ano que vem. A escolha da capital amazonense para sediar o evento foi anunciada esta semana pelo Fórum Municipal de Economia Solidária (Ecosol), entidade formada por representantes de várias coordenadorias, entre as quais, a dos artesãos.
O sucesso obtido na organização da Copa do Mundo em 2014 e a própria inclusão da cidade como local de seis jogos do futebol olímpico (quatro masculinos e dois femininos), em 2016, foram apontados como fatores preponderantes para a escolha.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), é uma das instituições parceiras na organização do encontro, que será realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Artesãos do Brasil (CNARTS), em data ainda a ser definida. O objetivo é contribuir para o futuro do artesanato, estabelecer os rumos das organizações e o fortalecimento da categoria.
“Além de um povo receptivo e uma prefeitura que tem melhorado a estrutura da cidade, para receber os turistas tanto do Brasil quanto do exterior, temos essa exuberância natural como atrativo para realizar grandes eventos, e o Contrarte está entre eles”, destacou o diretor do Departamento de Economia Solidária (DES) da Semtrad, Virgílio Melo.
De acordo com a coordenadora do Ecosol, Daniele Serrão, o 8º Contrarte pretende debater, entre outros assuntos, o fortalecimento da categoria, com ênfase na aprovação da Lei n.º 13.180/2015, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de artesão.
Delegados
O Contrarte reúne artesãos delegados eleitos em seus respectivos estados por meio dos Congressos Estaduais, organizados pelas federações, os quais terão direito a voz e voto.
No ano passado o congresso foi realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, com a participação de 810 delegados, além de convidados e ouvintes.
Amazonianarede-Semcom