Prefeitura apoia ações em áreas protegidas para aproximar comunidades de áreas verdes

A Prefeitura através da Semas, apoia ações ambientais em áreas protegidas
A Prefeitura através da Semas, apoia ações ambientais em áreas protegidas

Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), participou nesta terça-feira, 3, da solenidade de lançamento da campanha de proteção ao sauim-de-coleira, no Teatro Direcional, destacando o esforço que vem sendo desenvolvido pelo município no sentido de recuperar áreas verdes da cidade, por meio do Projeto Espaço Verde, o que permitirá aproximar as comunidades desses fragmentos protegidos e melhorar a relação do homem com a floresta no contexto urbano

Representando o prefeito Arthur Virgilio Neto, a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, destacou que, dentro das competências que cabem ao município, a Prefeitura de Manaus vem apoiando o trabalho de conservação da espécie por meio de inúmeras ações voltadas ao reflorestamento de áreas degradadas e o monitoramento de áreas protegidas, a exemplo das unidades de conservação municipais.

“Fico feliz de reencontrar aqui pessoas que estão preocupadas em se reunir para debater e propor soluções para questões relacionadas à pauta ambiental”, afirmou a secretária Kátia Schweickardt, destacando que políticas públicas precisam ser implementadas de forma conjunta, unindo poder público e sociedade civil.

“Promover o reencontro do homem com a floresta numa cidade como a nossa não é tarefa fácil. Os projetos de desenvolvimento pressionam a floresta a partir de parâmetros que não são os nossos e é preciso pressionar os que pensam a legislação, os que pensam estratégia de desenvolvimento, para que se voltem à formulação de políticas públicas de qualidade”, afirmou, lembrando da importante contribuição que pode vir a ser dada pelas classes política e empresarial nesse processo.

O lançamento abriu oficialmente a campanha em prol da decretação de 2015 como sendo o ano dedicado ao Sauim-de-Manaus. “A despeito de hoje termos uma série de desafios, colocamos-nos à disposição para pensar a pauta ambiental, no sentido de refazer um novo projeto de sociedade e trabalharmos em prol de uma sociedade mais forte”.

A secretária Kátia Schweickardt fez uma saudação às equipes de Educação Ambiental, Licenciamento e Áreas Protegidas da Semmas que se fizeram presentes à abertura e estarão participando de todas as mesas-redondas que ocorrerão ao longo do evento.

“É importante, sobretudo para os técnicos do Licenciamento, que dialogam com os empreendedores, entender a importância da discussão acerca da conservação de uma espécie, assim como nossas equipes de Educação Ambiental, que já trazem o tema da fauna silvestre nas atividades que desenvolvem junto às comunidades”, lembrou.

A campanha em prol da conservação do sauim-de-coleira é uma iniciativa do Governo do Estado e conta com o apoio dos órgãos que integram o Plano de Ação Nacional pela Conservação da espécie, o Pan Sauim.

O primata encontra-se atualmente na lista dos animais criticamente ameaçados de extinção, nas áreas de ocorrência da espécie – municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara).

Com o tema “Sauim-de-coleira, uma espécie que pede socorro”, a programação contará com palestras, exposição fotográfica da Semmas intitulada “Sauim de Manaus, um cidadão amazonense em perigo”, no Espaço Ecam do Manauara Shopping e debates sobre as ações previstas para preservação do primata no Teatro Direcional.

Amazonianarede-Semcom

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.