Prefeitura amplia o Bolsa Atleta para mais 34 competidores de Manaus

20-05bolsaO prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assinou, nesta segunda-feira, 19, no auditório da prefeitura, na Compensa, zona Oeste, o Decreto Nº 27.87, que regulamenta o aumento do número de bolsas que beneficia atletas de alto rendimento. O programa conhecido como Bolsa Atleta, que até o ano passado beneficiava 22 atletas, passa agora a contemplar 56 competidores.

A solenidade da assinatura contou com a presença de diversas autoridades, dos atletas beneficiados e seus familiares. As bolsas no valor de R$ 4 mil, beneficiam 48 atletas e 8 para-atletas em 13 modalidades. Dentre os esportes estão: luta livre, judô, tênis de mesa, natação, boxe, tiro com arco, atletismo, handebol, hipismo, triathlon, voleibol e halterofilismo. Todos os beneficiados contemplados alcançaram os critérios exigidos pelo programa.

De acordo com o prefeito, o aumento do número de atletas alcançados pelo benefício é resultado dos expressivos desempenhos obtidos pelos esportistas. Ele reconheceu a dificuldade que um atleta enfrenta para se dedicar a um esporte e disse que o programa é um investimento que tem gerado bons resultados não só para Manaus, mas principalmente para os atletas.

“Nós tínhamos 22 bolsas e conseguimos quase que triplicar esse número. Esse é um investimento que já nos trouxe muitas medalhas. Essa bolsa para quem está de longe parece que não é nada, mas para aquele atleta que está precisando dela e quer se dedicar em tempo integral ao esporte e até ajudar sua família é uma ajuda que tem muito valor. Eu fico feliz em saber que eles estão estimulados para conquistar mais medalhas e vencer na vida através do esporte”, destacou Arthur.

O secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Elvis Damasceno, explicou que todos os 56 atletas foram contemplados porque preencheram os pré-requisitos exigidos pelo programa.

“Primeiro eles devem competir em uma modalidade olímpica. Depois o atleta tem que estar convocado pela seleção brasileira em sua modalidade e ter participado de um campeonato por essa seleção, ou seja, o critério é rigoroso e por isso, somente os melhores estão selecionados”, explicou.

Para as atletas da Luta Olímpica, Thalia Lopes, 16, e Brenda Ariane, 18, o Bolsa Atleta chega na hora. Segundo elas, um atleta de alto rendimento tem muitas necessidades e precisa investir em si mesmo, se quiser permanecer no esporte e ganhar medalhas. As duas, que integram a seleção brasileira da modalidade, começam agora a receber o auxílio do programa.

“Esse benefício vai auxiliar não só na compra de vitaminas e equipamentos necessários para a prática do esporte como também subsidiar as despesas durante as viagens. Eu embarco em junho para o Canadá, onde vou disputar o campeonato Pan-Americano. A partir de agora, é treinar e me esforçar ainda mais para representar da melhor maneira minha cidade e meu País”, garantiu Brenda.

Texto: Carla Albuquerque – Foto: Mário Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.