Prefeitura age rápido para ajuda famílias atingidas com o rompimento de adutora na Compensa

Amazonianarede – Semcom

O Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, mobilizou seis secretarias para prestar apoio às famílias que foram atingidas, na manhã desta terça-feira, pela enxurrada provocada após o rompimento de uma adutora da empresa Manaus Ambiental, responsável pelo abastecimento de água da cidade. Mais de 100 casas foram atingidas e o prefeito foi ao local para garantir ajuda e cobrar ações imediatas da empresa. “Estamos dando o apoio necessário e estaremos por perto acompanhando as ações das nossas secretarias”.

O prefeito, de forma enérgica, disse que não vai permitir omissão da empresa. “A Manaus Ambiental é responsável pelo atendimento às famílias. Não vamos aceitar que ninguém fique desamparado. As casas terão que ser limpas e cada morador terá que ser indenizado em tudo que foi perdido”, destacou Arthur. A Arsam já foi chamada pelo prefeito para acompanhar os trabalhos da Manaus Ambiental na ajuda às famílias e restabelecimento do fornecimento de água.

Para acelerar o trabalho, a prefeitura montou uma força tarefa envolvendo várias secretarias. Agentes da Defesa Civil Municipal estão avaliando se as casas atingidas oferecem risco de desabamento; a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano faz o levantamento socioeconômico das famílias atingidas; a Secretaria Municipal de Limpeza Pública faz a remoção de barro, entulho e limpeza das casas; o Manaustrans fez o controle e orientação do trânsito na área atingida e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação trabalha na recuperação da via.

A estimativa é que o serviço de água seja restabelecido até a manhã desta quarta-feira, 16. Os laudos técnicos da Manaus Ambiental e Defesa Civil devem estar concluídos até sexta-feira, 18. As causas do rompimento são desconhecidas e a análise laboratorial do material danificado deve ficar pronta em até 30 dias.

Técnicos da empresa Manaus Ambiental já deram início à recuperação da adutora para restabelecer o fornecimento de água na área e também iniciaram o levantamento dos prejuízos e das condições que se encontram os moradores. Os que não puderem voltar para suas casas serão encaminhados para hotéis.

Rompimento

A adutora da Manaus Ambiental, rompeu na manhã desta terça-feira, 15, por volta das 8h, na Rua das Flores, bairro Compensa II, zona Oeste. O ponto de rompimento fica na parte de cima da rua e a água desceu em grande quantidade e velocidade. Aproximadamente cem casas foram atingidas, muitas delas ficando completamente alagadas. Um homem, ainda não identificado, teve duas costelas quebradas após o desabamento de um muro. Ele foi levado para o Hospital 28 de Agosto.

(Reportagem: Leonardo Fierro) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.